29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Católicos ressaltam exemplo de Cardeal que pregou "política da cruz"

Cardeal Francisco Xavier Nguyen Van Thuan

Ao celebrar no último dia 16 de setembro o décimo aniversário de seu falecimento, um grupo de católicos recordou o exemplo de amor e coragem do Cardeal Francisco Xavier Nguyen Van Thuan, quem desde sua terra natal, Vietnã, onde passou 13 anos na cadeia por causa da perseguição do governo, "pregou a política da cruz".

Em um artigo enviado ao grupo ACI e redigido por Gabriela L. Cosio Guerra e Ricardo Francisco Padilla Castillo, da instituição Mater Unitatis, destaca-se que "no seu amado Vietnã, mantém-se ardente a lembrança de um mártir, de um apóstolo da Igreja Universal, de um arquiteto social de caridade e perdão, de justiça e de paz".

"Em muitos países do continente europeu ainda ressonam seus exercícios espirituais, durante suas múltiplas viagens apostólicas pregou pela melhor política que o mundo pode praticar, a política da cruz".

O texto indica também que "América não é a exceção, aí deixou a semente de sua obra, e a mensagem edificante de que todos os cristãos devemos fazer que nossas vidas contribuam para que se viva nesta terra como no Céu".

Depois de assinalar que o Cardeal Van Thuan também é muito estimado no Vaticano onde avança seu processo de canonização, o artigo afirma que "a melhor forma de manifestar avaliação, simpatias ou devoção por sua pessoa e obra, é respondendo a seu desejo de que em sua Igreja sejamos uma casa de portas abertas, fiel a sua vocação de Mãe e Mestra, e que os fiéis batizados acolhamos, vivamos, e compartilhemos o Evangelho da esperança".

Na parte final os autores agradecem "a todos que tem feito possível a fundação da sua obra Mater Unitatis como um novo carisma a serviço da Evangelização e do progresso dos povos, através da santificação no ofício que a cada um corresponde conforme seu estado de vida".

O Cardeal Van Thuan foi Bispo de Nhatrang durante 8 anos. Em 23 de abril de 1975 o Papa Paulo VI o nomeou Arcebispo Coadjutor de Saigón, um fato que foi interpretado pelo governo comunista como um complô entre o Vaticano e os imperialistas para organizar a luta contra o regime. Foi detido em 15 de agosto desse ano.

Desde 1975 até 1988, depois de sua nomeação episcopal, sofreu a prisão por causa de sua fé pelas autoridades do regime comunista. Nunca foi processado.

Foi nomeado Cardeal no dia 21 de fevereiro de 2001; recebeu o barrete vermelho e a diaconia de Santa Maria della Scala. O Cardeal partiu para a casa do Pai em 16 de setembro de 2002. Aos cinco anos do seu falecimento, em 17 de setembro de 2007, fez-se público o início do seu processo de beatificação.

O Papa João Paulo II lhe encarregou de dirigir o retiro quaresmal à Cúria Romana no ano 2000. O tema eleito pelo Cardeal foi "Esperança e Testemunho"

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar