8 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Missionária católica assassinada na Índia após 20 anos de trabalho pastoral entre os desfavorecidos

Uma religiosa que se dedicou durante 20 anos à pastoral, especialmente entre os pobres e desfavorecidos, nas tribos do distrito de Pakur, território da Diocese de Dumka, foi assassinada no dia 15 de novembro no estado de Jharhkand (norte da Índia).

Conforme informou a agência vaticana Fides, a Irmã Valsha John, de 53 anos, das Irmãs da Caridade do Jesus de Maria, foi assassinada à noite em sua casa, "em circunstâncias pouco claras".

Um comunicado enviado à Agência vaticana Fides pelo "Conselho Global de Cristãos da Índia" (GCIC) indicou que "a religiosa foi ameaçada em repetidas ocasiões pelos delinqüentes", que lhe advertiram de "opor-se ao trabalho de empresas como a Panem Limited".

A religiosa avisou as autoridades sobre as ameaças, entretanto, "as autoridades estatais, que pertencem aos partidos nacionalistas hindus, ignoraram suas petições de ajuda e deixaram-na sozinha, desprotegida", assinalou o comunicado.

Como indicaram fontes locais à Fides, há duas hipóteses sobre os responsáveis pelo assassinato: as organizações criminais que apóiam a exploração das tribos e o negócio das empresas de mineração (que pode ter visto na religiosa um obstáculo para seus planos).

A segunda hipótese recairia nos grupos dentro das próprias comunidades indígenas, que se dividem entre favoráveis e contrários a um acordo assinado entre as partes, que a religiosa tinha ajudado a promover.

Mais de 700 fiéis, entre sacerdotes, religiosos, leigos e membros de tribos procedentes dos estados de Jharhkand e Kerala assistiram ao funeral da Irmã Valsha, "uma verdadeira discípula de Cristo", conforme indicaram fontes locais à Fides.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar