30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

I seminário de comunicação para os bispos do Brasil terá início hoje no Rio de Janeiro

Na noite desta terça-feira, 12, terá início o I Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil, que se estende até o próximo dia 16 no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro. O tema do encontro é “Comunicação e evangelização no contexto das transformações culturais provocadas pelas novas tecnologias”.

Segundo informou a Rádio Vaticano, a base de discussão será o diretório “A Comunicação na vida e missão da Igreja”, o chamado documento 101 da CNBB.

O evento que será inaugurado dentro de algumas horas pelo Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli é organizado pelo próprio Pontifício Conselho, pela Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB e pela Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Na carta-convite escrita pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, o anfitrião do evento, destaca a importância de “estarmos envolvidos no processo de desenvolvimento das comunicações sociais, e sobretudo de uma colaboração que nos pede a presença mais participativa, como pastores, junto ao clero e ao povo de Deus, que na mesma velocidade buscam acompanhar estes avanços tecnológicos, até bem pouco tempo impensáveis”.

Muitos os especialistas em comunicação darão a sua contribuição para a reflexão dos bispos que tem inicio hoje no Rio, destaca também a nota da RV em português.

Os peritos são provenientes da Espanha, México, Itália, e de todo o Brasil.

Temas como “Evolução dos modelos da comunicação e a construção dos sentidos”, “Cibercultura, redes sociais e crimes na internet”, “Espiritualidade e elementos para uma teologia da comunicação em rede”, “Direção estratégica de processos comunicativos na Igreja” e “Desafios da Pastoral da Comunicação” serão debatidos. Haverá também a “Mesa Redonda – Meios de Comunicação Católicos no Brasil”, que contará com representantes dos principais veículos televisivos católicos, comunicou a Arquidiocese do Rio.

Também a Rádio Vaticano está presente e durante os trabalhos apresentará o papel desse instrumento da Santa Sé para a transmissão do Magistério Petrino e a importância de sua história para os meios de comunicação da Igreja ao longo dos seus 80 anos de missão.

Durante os trabalhos os bispos participantes também visitarão alguns centros importantes de comunicação como o Centro de Produção das Organizações Globo.

São cerca de 90 prelados de todas as partes do país que se reunirão para aprofundar no tema do evento que contará com a participação do presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida, o Cardeal Raymundo Damasceno Assis.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar