29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Diálogo e não mais bombardeios pede o Vigário Apostólico de Trípoli

Dom Giovanni Innocenzo Martinelli, Vigário Apostólico de Trípoli lamentou os recentes fatos ocorridos no país onde uma Igreja Copta Ortodoxa ficou danificada por causa de um recente bombardeio e lamentou a ineficácia da diplomacia internacional, assim como decisão da OTAN de estender as operações militares em vez de buscar o diálogo. “Como eu sempre disse, com os bombardeios não se resolve nada”, afirmou o prelado.

"Estamos unidos para deplorar o fato acontecido (referindo-se aos danos à Igreja Copta Ortodoxa), mas sobretudo para rezar, a fim de que termine a violência. Em todos nós permanece a pergunta: porque isso está acontecendo? Ficamos espantados com a incapacidade da diplomacia internacional e, talvez, pelo seu preconceito que torna impossível o diálogo com a liderança de Trípoli", declarou o prelado à Agência vaticana Fides.

Segundo Dom Martinelli a mediação da União Africana liderada pelo presidente sul-africano, Jacob Zuma, até agora não produziu resultados."A África do Sul tinha, no entanto, dado um sinal de boa vontade que aqui foi recebido e parece que alguma coisa se moveu”, asseverou.

“O problema é que nenhuma outra diplomacia apoiou este caminho. Parece-me que há um preconceito que mina as tentativas de mediar e chegar a uma trégua. Parece-me que a OTAN renovou por mais três meses a operação militar na Líbia sem ter em conta qualquer possibilidade de diálogo, como pedido pelas Nações Unidas e pelo Santo Padre", disse o Vigário Apostólico de Trípoli

Dom Martinelli disse, enfim, que está preocupado porque não consegue se comunicar bem com a comunidade católica na Cirenaica, onde foram feitos alguns atentados: “Estamos isolados de Benghazi, e não podemos entrar em contato com as diferentes comunidades de Cirenaica.
“Dividir a Líbia significa criar um terreno fértil para atos terroristas", concluiu o prelado. 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar