29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Dois meses após incêndio começam as obras na capela da UFRJ

Quase dois meses depois do incêndio que destruiu parte do histórico prédio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na Praia Vermelha, zona sul do Rio, esta semana começou a primeira fase das obras de reconstrução da Capela São Pedro de Alcântara, a parte mais danificada pelo fogo no último dia 28 de março.

No entanto, segundo indica a Arquidiocese carioca, a restauração completa de todo o conjunto arquitetônico, datado do século 19 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), demandará mais duas etapas, que incluem a elaboração de um projeto e a captação de recursos para as obras, avaliadas em R$ 22 milhões.

Executada com recursos da própria universidade, a primeira fase consiste no escoramento emergencial das bases da capela e no processo de coleta de material entre os escombros, solicitado à universidade pelo Iphan.

O fórum ocupa toda a ala central do chamado Palácio Universitário. A capela, no último andar dessa ala, fica sobre o Auditório Anísio Teixeira e está cercada por outras duas áreas importantes do palácio, os salões Dourado, onde se encontra uma estátua de dom Pedro II jovem e sem barba, Vermelho e Moniz de Aragão. Em todos eles se desenvolvem as atividades acadêmicas do Fórum de Ciência e Cultura da universidade.

A recuperação desses salões será feita na segunda etapa das obras, com a metade dos R$ 4 milhões já assegurados à UFRJ pela prefeitura do Rio. A outra metade, segundo Beatriz Resende, será empregada na elaboração do projeto executivo de restauração, em duas partes: a primeira, da capela, e a segunda, do próprio palácio.

Somente após a conclusão dessas duas etapas, o que está previsto para daqui a seis meses, é que terá início a restauração propriamente dita. Quando ocorreu o incêndio, a UFRJ já tinha dado entrada no Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), a um projeto de restauração do prédio, assinala a nota da arquidiocese da capital carioca.

Nos próximos dias 4 e 5 de junho, a UFRJ promoverá no campus da Praia Vermelha um grande evento cultural, o Arte Fórum, em torno da recuperação do prédio histórico. A atividade vai reunir artistas plásticos brasileiros e estrangeiros no anfiteatro do Instituto de Economia, uma das unidades que funcionam no local, e no entorno do Palácio.

“Queremos chamar a atenção para a importância do prédio e de sua restauração e também mostrar que a UFRJ é uma produtora de arte de ponta”, diz a coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura, a professora Beatriz Resende.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar