30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bento XVI remove Bispo australiano favorável à ordenação sacerdotal de mulheres

William Morris

O Vaticano informou ontem que o Papa Bento XVI retirou do cargo de Bispo de Toowoomba Dom William M. Morris, quem levantou grande polêmica por promover a ordenação sacerdotal de mulheres e propor que os ministros protestantes celebrem a Eucaristia.

"O Santo Padre Bento XVI retirou do governo pastoral da Diocese de Toowoomba (Austrália), a Dom William M. Morris", confirmou o Vaticano em um comunicado de uma única linha. A decisão cessa Dom Morris depois de 18 anos à frente da diocese localizada ao oeste de Brisbane, Queensland.

Dom Morris, de 67 anos, difundiu na véspera uma carta aberta às paróquias de sua diocese. A idade para o retiro dos bispos segundo o direito canônico é de 75 anos.

"Determinou-se pelo Papa Bento XVI que a diocese terá um melhor serviço sob a direção de um novo bispo", escreveu e acrescentou que o Santo Padre lhe disse pessoalmente que a lei da Igreja deixa claro que "o sucessor do Pedro, nomeia e pode remover de seu cargo" qualquer bispo. "Isto faz insustentável minha posição como Bispo de Toowoomba", acrescentou.

O sacerdote Peter Dorfield, vigário general da diocese, afirmou a ABC News da Austrália que "trata-se de uma separação do cargo".

Em uma carta pastoral do ano 2006, Dom Morris fez um chamado a favor da ordenação de mulheres e homens casados e inclusive sugeriu que os ministros protestantes pudessem oferecer a Missa para compensar a escassez de sacerdotes em sua diocese. Isto à sua vez levou o Vaticano a ordenar uma investigação.

Entretanto, seus críticos asseguram que os problemas em Toowoomba vão além do desacordo público do bispo com a doutrina católica sobre o sacerdócio.

Segundo fontes citadas pela CatholicNewsAgency.com, Dom Morris prefere vestir camisa e gravata antes que a vestimenta dos bispos e tem feito muito para sorver a identidade católica e os ensinamentos durante seu mandato.

Por exemplo o Bispo realizou uns chamados "serviços da comunhão" junto a leigos e sacerdotes e promove o uso generalizado de ritos de "absolvição" geral como alternativa à confissão pessoal.

A diocese de Toowoomba tem uma população católica de aproximadamente 66 mil pessoas e 35 paróquias. O Bispo de Brisbane, Dom Brian Finnegan, foi nomeado como administrador apostólico até que o Papa nomeie um novo bispo.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar