28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Sacerdote que apóia uniões gay na Argentina já tem sentença canônica

Nicolás Alessio, sacerdote suspenso em Córdoba (Argentina) por seu apoio público às uniões gay

A Arquidiocese de Córdoba (Argentina) assinalou à agência ACI Prensa que o sacerdote Nicolás Alessio, processado canonicamente por seu apoio público às uniões homossexuais, já foi sentenciado embora ainda tenha alguns dias para apelar da sentença.

Em diálogo telefônico com a ACI Prensa, o porta-voz da Arquidiocese, Gustavo Loza, assinalou no dia 10 de março que o processo contra o Pe. Alessio "terminou com a sentença há mais ou menos dez dias e estamos em um período de quinze dias hábeis nos que o sacerdote tem possibilidades de apelar, e se não a apela da sentença fica firme, a partir daí vamos poder dar os detalhes".

"Até que a sentença esteja firme" a arquidiocese não emitirá um comunicado formal, explicou Loza e acrescentou que isto é "fundamentalmente para respeitar o direito de defesa do sacerdote".

O processo aberto contra o Pe. Alessio teve início devido ao reiterado apoio do sacerdote às uniões homossexuais. Em uma manifestação pública organizada pelo movimento gay em meados do ano passado, ele pediu "perdão porque pertenço a uma instituição que não termina de converter-se ao Evangelho de Jesus, a um Jesus que jamais condenou a homossexualidade, que jamais condenou o matrimônio homossexual".

Uma das primeiras medidas que tomou a Arquidiocese foi a suspensão do sacerdote de seu ministério e a retirada da paróquia na qual servia porque não se retratou de suas manifestações a favor do mal chamado "matrimônio homossexual".

Gustavo Loza explicou ao grupo ACI que antes do processo, o Arcebispo de Córdoba, Dom Carlos José Ñáñez, chamou em até duas oportunidades o sacerdote para que se retratasse de suas afirmações e assim não ter que sancioná-lo ou iniciar o processo canônico que já culminou.

O Prelado chamou o sacerdote "ao diálogo e à reconsideração de suas expressões públicas e de seu apoio em eventos promovidos por organizações gay. Como isso não aconteceu, impôs-lhe uma admoestação com a obrigação da retratação".

Ante a negação de retratar-se uma vez mais abusando da benevolência do Prelado, o Arcebispo não teve mais remédio que solicitar "o início do processo ao Tribunal Arquidiocesano".

"Este pedido foi feito com a intenção de lhe garantir ao sacerdote um processo que seja objetivo, que não seja arbitrário", precisou Loza.

"Terá que ter em conta que o Arcebispo, por sua hierarquia, tem faculdades para tomar medidas diretas e poderia ter imposto uma sanção em forma direta, entretanto decidiu pedir o início do processo para que o sacerdote gozasse das garantias da defesa".

O porta-voz da Arquidiocese disse finalmente à ACI Prensa que em todo este tempo, o Pe. Alessio "não só não se retratou mas reafirmou sua posição".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar