29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Cristãos no Egito devem trabalhar pela igualdade

Logo depois da saída do poder do presidente Hosni Mubarak, os cristãos no Egito precisam trabalhar agora para obter a igualdade em um país majoritariamente muçulmano, afirma o perito no Islã, o sacerdote jesuíta Samir Khalil Samir.

Em diálogo telefônico com a agência ACI Prensa logo do anúncio da saída de Mubarak, o presbítero assinalou que "o que necessitamos agora é algo que ajude às pessoas a viver mais humanamente".

"Talvez depois disto, depois de ter passado por um regime autoritário (de mais de 30 anos), as pessoas busquem realmente de fazer algo mais democrático".

O sacerdote disse ademais que se viu animado porque os protestos contra Mubarak nasceram do povo, incluindo todos os setores e religiões da sociedade.
"Cristãos e muçulmanos estiveram juntos. Não tivemos nenhum chamado extremista do Islã. Além disso, tampouco houve agressões contra Israel, Estados Unidos ou bandeiras queimadas", disse logo com certa surpresa.

"O resultado disto é uma nova esperança para o Egito", acrescentou.

Agora é preciso gerar um governo democrático que não seja extremista e que respeite o direito de cristãos -que são uma minoria- e muçulmanos por igual.

O sacerdote explicou ademais que existe ainda a ameaça de que os Irmãos Muçulmanos queiram "islamizar" o país, mas que isso não seria conveniente para o Egito.

O Pe. Khalil disse à ACI Prensa que existem três áreas nas quais é importante que os cristãos assegurem a igualdade. A primeira é no mercado de trabalho, "para que não exista a preferência de contratar um muçulmano por cima de um cristão".

O segundo ponto é o das permissões para construir Igrejas, para fazer que seja tão fácil como é para os muçulmanos fazerem suas mesquitas. Uma lei de 1880 faz que os cristãos tenham muitas complicações para isto.

O terceiro tema é o da liberdade de consciência: os egípcios deveriam ser livres para converter do cristianismo ao Islã e vice-versa sem que exista ameaça alguma contra os conversos.

"O importante e que deve ficar claro é isto: que estamos todos sob as mesmas normas", precisou o sacerdote

Os cristãos, disse logo, devem sair de seus guetos "para estar muito mais envolvidos na sociedade, no mundo político, social e econômico da nação".

É importante, concluiu o Pe. Khalil, que os cristãos egípcios considerem que "se houver algo a ser dito devem dizê-lo, e se alguém diz algo contra o cristianismo é preciso corrigi-lo. E se além disso, dissemos algo mal então devemos estar de acordo no que a outra pessoa nos corrige".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar