5 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Presidência da CNBB se reúne pela primeira vez com Dilma Rousseff

Os bispos da Presidência da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, Dom Luis Soares Vieira e dom Dimas Lara Barbosa, foram recebidos em audiência, nesta quinta-feira, 17, pela presidente, Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Na audiência os bispos entregaram um documento sobre a reforma do Estado e não trataram o tema do aborto.

Os prelados conversaram por pouco mais de 40 minutos com a presidente sobre temas como os trabalhos sociais de fronteiras, a assistência aos aidéticos, aos dependentes químicos, pessoas com deficiência e filantropia. Outros temas que fizeram parte da pauta foram a erradicação da miséria e da fome, economia solidária, agricultura familiar.

A Presidência da CNBB discutiu também com a presidente Rousseff a questão dos povos indígenas e quilombolas, água para a população do nordeste, reformas política e agrária e o Código Florestal, informou o portal da Conferência Episcopal.

Segundo o Portal Canção Nova Notícias, Dom Geraldo Lyrio Rocha  informou ainda que temas como o aborto e a transposição do Rio São Francisco não foram discutidos com a presidente, já que o encontro era “uma oportunidade para que a presidência da CNBB pudesse saudar a presidente da República no início de seu governo”.

O Jornal o Estado de São Paulo informou ontem, 17, que  por sua parte, o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barabosa considerou que "o momento não era adequado para discutir esse assunto", referindo-se ao aborto.

«"A questão do aborto ficou resolvida na própria campanha", emendou ele, esquivando-se de tratar do assunto e lembrando que esta foi a primeira reunião de representantes da Igreja com Dilma, depois que ela assumiu a Presidência», reportou o Estadão.

Segundo Dom Geraldo Lyrio Rocha, a presidente Dilma acolheu com muita atenção os assuntos apresentados pela CNBB. Ao final da audiência, a presidente pediu a dom Geraldo que benzesse a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que ela traz junto à sua mesa de trabalho.

“Nós entregamos nosso documento sobre a reforma do Estado com a participação democrática. Ela [a presidente Dilma] demonstrou interesse e também disse que vai contar com a participação da CNBB, junto com as outras entidades da sociedade civil, nessa discussão”, afirmou o prelado em declarações reunidas pelo Portal Canção Nova Notícias.

“Nós viemos mais para partilhar nossas posições do que pedir a opinião do governo (…) e também formular votos de sucesso, porque o sucesso do governo significa, para nós, o sucesso do povo brasileiro”, explicou.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar