5 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bispos pedem ao governo dos EUA que detenha as deportações ao Haiti

Os Bispos dos Estados Unidos pediram ao Departamento de Segurança Nacional (DHS) que detenha as deportações de haitianos pois o Haiti não poderá enfrentar a situação logo do trágico terremoto de janeiro de 2010 que acabou com a vida de mais de 200 mil pessoas.

A carta enviada à secretária (ministra) do DHS (Department of Homeland Security), Janet Napolitano, está assinada pelo Arcebispo Coadjutor de Los Angeles e Presidente do Comitê de Migração do Episcopado americano, Dom José Gómez; e por Dom Gerald Kicanas, Bispo de Tucson e Presidente do Diretório da Catholic Relief Services, a agência humanitária do Episcopado dos Estados Unidos.

Na missiva os bispos assinalam estar "afetados e surpreendidos pela deportação de 27 haitianos no último 20 de janeiro de 2011, um dos quais morreu por causa do cólera. Pedimos-lhe que se detenha as deportações indefinidamente".

O DHS anunciou o reinicio das deportações no último 9 de dezembro e informou que deportará outros 700 haitianos antes do fim deste ano.

"Não é momento de reiniciar as deportações ao Haiti, não seria moral ou politicamente apropriado fazê-lo no futuro próximo. Seguir com as deportações ante tais condições representaria um desprezo pela vida e a dignidade dos haitianos que esperam a deportação".

Além de converter-se em uma mensagem equivocada para o povo do Haiti, dizem os prelados, as deportações "mostrariam a uma nação que tenta recuperar-se de um desastre natural que os Estados Unidos está retirando seu compromisso de ajudar para que o Haiti volte para a saúde".

Os bispos propõem logo uma série de medidas que deve tomar o DHS como a designação, uma vez mais, do status de amparo temporário (TPS) para os haitianos que chegaram após o terremoto, ajuda a famílias de pacientes levados aos Estados Unidos para atenção médica, e um programa familiar para apoiar 55 mil haitianos.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar