29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Brasília se despede de Dom João Braz com Eucaristia na Catedral

Dom João Braz de Aviz, recentemente nomeado novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, se despede da diocese de Brasília esta semana. No domingo, 13, será celebrada a Missa de despedida do Arcebispo. A celebração será na Catedral Metropolitana de Brasília às 9h30 com a presença de todo o clero arquidiocesano. A  missa contará com um coral de mil vozes, que se apresentou durante o XVI Congresso Eucarístico Nacional.

Em seguida, o novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada viajará para Roma e assume o Dicastério romano, informou o Portal Canção Nova Notícias.
O sucessor de Dom João na função de arcebispo de Brasília ainda não foi nomeado.

“Nestes quase sete anos na Arquidiocese, experimentei a graça de servir a uma Igreja unida, fiel e generosa! Confio esta nova etapa de minha vida ao Senhor, que pode me sustentar", comentou Dom João em declrações recolhidas pelo portal de Notícias da Canção Nova, um dos maiores canais católicos do Brasil.

O Arcebispo confessou ainda que sentirá saudades de Brasília, mas que “partir é preciso para continuar sua missão. “Amei apaixonadamente esta Santa Igreja”, afirmou Dom Braz.

Dom João Braz de Aviz nasceu em Mafra, Diocese de Joinville (SC), em 24 de abril de 1947. Após ter frequentado os estudos filosóficos no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, de Curitiba, e na Faculdade de Palmas (PR), completou os estudos teológicos em Roma, junto à Pontifícia Universidade Gregoriana, e foi laureado em Teologia Dogmática junto à Pontifícia Universidade Lateranense, em 1992.

Foi ordenado sacerdote em 26 de novembro de 1972 e encardinado na Diocese de Apucarana. Em 6 de abril de 1994, foi eleito para a Sede titular de Flenucleta, como Auxiliar da Arquidiocese de Vitória, e recebeu a consagração episcopal em 31 de maio do mesmo ano. Transferido como Bispo de Ponta Grossa (PR) em 12 de agosto de 1998, foi nomeado a Arcebispo de Maringá em 17 de julho de 2002 e nomeado Arcebispo de Brasília em 28 de janeiro de 2004. Ele sucede no cargo o Cardeal Franc Rodé, que teve sua renúncia aceita pelo Santo Padre ao atingir o limite de idade de 75 anos.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar