30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

O Papa ressalta importância do diálogo ecumênico para obter a unidade dos cristãos

Ao receber esta manhã no Palácio Apostólico Vaticano a uma delegação da Igreja Evangélica Luterana da Alemanha, o Papa Bento XVI ressaltou a importância do diálogo ecumênico no caminho para a unidade de todos os cristãos.

Em seu discurso em alemão a este grupo chegado para a clausura da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que ocorre esta terça-feira 25, o Santo Padre recordou que o diálogo entre católicos e luteranos já leva 50 anos e apesar de que ainda existem diferenças teológicas em alguns âmbitos fundamentais, "foram dados grandes passos para a unidade e se assentaram os fundamentos de uma espiritualidade e uma comunhão vivida na fé".

O Papa observou depois que nestes momentos alguns sentem que o objetivo comum da unidade plena e visível dos cristãos parece afastar-se, e afirmou que neste sentido compartilha "a preocupação de muitos cristãos porque os frutos do trabalho ecumênico não são suficientemente visíveis".

Entretanto, Bento XVI sublinhou que "o diálogo ecumênico, sob a guia do Espírito Santo, segue sendo a ferramenta fundamental para superar as dificuldades", e reafirmou a importância do debate teológico para contribuir à compreensão das questões ainda em suspense.

O Papa também se referiu à necessidade de "uma postura comum nos temas que correspondem à proteção e a dignidade da pessoa humana e as grandes questões sobre a família, o matrimônio e a sexualidade".

Por último, recordou que em 2017 recorda-se o 500° aniversário da publicação das teses de Martinho Lutero, que originaram a divisão entre católicos e luteranos. O Papa afirmou que para uns e outros deveria ser uma comemoração conotada pelo ecumenismo e não pelo triunfalismo, que ressalte a fé comum no mesmo Deus, Uno e Trino.

Essa data, disse, será ocasião para refletir sobre os motivos da divisão e realizar uma purificação da consciência. Do mesmo modo, "será uma ocasião para avaliar os 1500 anos que precederam a Reforma e cujo patrimônio corresponde a católicos e luteranos".
Finalmente o Papa pediu rezar para que o "Espírito Santo ajude a perseverar no caminho empreendido para a desejada unidade, sem deter-se nos avanços já alcançados".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar