30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Porta-voz da Legião de Cristo em Roma: mudaremos o que seja necessário mudar

O porta-voz da Legião de Cristo em Roma, Pe. Andres Schoggl, assinalou em uma entrevista concedida ao grupo ACI que sua congregação “mudará o que precise ser mudado”, depois do início do processo de revisão de suas constituições.

Logo depois de conhecer a dupla vida moral do fundador da Legião de Cristo, Marcial Maciel, a Santa Sé determinou uma visita apostólica feita por cinco bispos nomeados pelo Papa entre julho de 2009 e março de 2010.

Ao final da visita, o Papa Bento XVI nomeou o Arcebispo Velasio de Paolis –nomeado Cardeal logo depois– como Delegado Pontifício para a Legião de Cristo. Uma de suas principais tarefas é a revisão das Constituições da Legião, mediante uma comissão criada em dezembro de 2010.

Como parte deste processo que já se pôs em marcha, explica o Pe. Schoggl, em fevereiro será iniciada uma série de “reflexões comunitárias” nas casas da Legião que serão “a principal atividade do processo de revisão” das constituições que tomará alguns anos.

“O objetivo primordial no curto prazo é a participação ativa e construtiva de todos os legionários neste processo de revisão”, disse o sacerdote à agência ACI Prensa este 5 de janeiro. Embora seja um tempo difícil, admitiu, “também é um período de grandes oportunidades”.

“Não é um tempo fácil, mas posso dizer que em geral a congregação está sólida” e os “legionários estão preparados para enfrentar os desafios”.

Com este processo de revisão os Legionários têm a oportunidade de dar “um profundo olhar” a si mesmos, explica o porta-voz da congregação em Roma, e guiados pelo Papa e o Cardeal De Paolis “mudaremos o que seja necessário mudar”.

“Hoje –diz o Pe. Schoggl– não existe um só legionário que pense que podemos nos referir a nosso fundador como se nada tivesse ocorrido. Por outro lado, esta não é uma reescritura artificial de nossa história nenhuma reinvenção do que significa a missão da congregação”.

Sobre a Visita Apostólica ao Regnum Christi sob os cuidados do Arcebispo de Valladolid, Dom Ricardo Blázquez, o porta-voz assinala que os consagrados homens e mulheres “vêem isto como um tempo de grandes oportunidades para melhorar a forma como vivem seus compromissos na Igreja”.

Assim que as vocações sacerdotais, que somaram 143 em todo mundo em 2010, 19 menos que em 2009, o Pe. Schoggl comenta que “falando realistamente não poderemos manter nossa taxa de crescimento das últimas duas décadas, mas confio em que no futuro muitos jovens seguirão a Cristo e servirão a Igreja em nossa congregação”.

Sobre a Missa pelo 70º aniversário da congregação presidida em Roma pelo Cardeal De Paolis no último 3 de janeiro, o porta-voz dos legionários disse ter sido testemunha de “muita gratidão e confiança” na Legião, considerada pelo Cardeal como um dom de Deus para a Igreja.

“Sim, neste momento de nossa vida necessitamos purificação e renovação, mas o Cardeal nos disse também que este processo nos fortalecerá e nos levará a cumprir nossa missão na Igreja de melhor forma”, concluiu.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar