29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bispos da Bolívia não objetam anulação de seus passaportes diplomáticos

Diante da decisão do Governo boliviano de anular os passaportes diplomáticos de bispos bolivianos, o Vigário General da Arquidiocese da Santa Cruz, Pe. Robert Herman Flock, considerou que os pastores não sentirão falta destes documentos.

O sacerdote afirmou que os passaportes diplomáticos eram apenas "um carinho que gozava no passado e que agora já não existe, tampouco fará muita falta".

Em adiante, se o Arcebispo da Santa Cruz, Cardeal Julio Terrazas, "viaja a outros países, viajará com passaporte de boliviano, e com o passaporte do Estado do Vaticano", explicou o Pe. Flock.

Para o Vigário, a decisão que tomou o governo boliviano é "coerente com a mudança da Constituição, e com a visão de um Estado laico, se pensarmos no tema um pouco, o Cardeal não é representante do governo da Bolívia".

Entretanto, afirmou que embora a Igreja não seja representante oficial do governo, sim o é "dos bolivianos católicos e cristãos, que evidentemente são a grande maioria da população".

O Secretário Anexo da Conferência Episcopal Boliviana (CEB), Dom Eugenio Scarpellini, negou que a eliminação do passaporte oficial afete o "trabalho pastoral, em nosso compromisso evangelizador, com nossas paróquias e comunidades".

O governo boliviano, através do Decreto 734, eliminou o passaporte para os "líderes" da Igreja Católica como "parte de uma política de austeridade" e para "evitar um mau uso deste tipo de documentação", conforme declarou o Ministro do Governo, Sacha Llorenti.

Os opositores políticos do Presidente Evo Morais consideraram esta medida um ataque à Igreja Católica em resposta à recente denúncia do Arcebispo de Cochabamba, Dom Tito Solari, sobre o uso de menores na comercialização de drogas.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar