29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Arcebispo expressa pesar após gigantesco deslizamento de terras na Colômbia e pede solidariedade

Ao expressar sua dor pelo gigantesco alude ocorrido na localidade de Bello (Colômbia) que até o momento deixou 17 mortos e mais de 100 desaparecidos, o Arcebispo de Medellín, Dom Ricardo Tobón Restrepo, disse que este tipo de desastres convidam os colombianos a serem solidários e "pôr nossa confiança em Deus que nos dá fortaleza mesmo nas provas mais difíceis".

Em entrevista concedida à agência ACI Prensa em espanhol, o Prelado, que desde o primeiro momento da tragédia assistiu de maneira concreta os afetados, manifestou ter "um sentimento de dor, de consternação ao ver o sofrimento de tantas pessoas".

Ao referir-se à forte temporada de chuvas que afeta mais de 80 por cento do território colombiano, e que deixou quase um milhão e meio de danificados, o Arcebispo comentou que "é necessário partir com a solidariedade em ajuda de todos os danificados da temporada de forte de chuvas que tivemos na Colômbia e especialmente (na região de) Antioquia".

"Não resta outra coisa que entregar a Deus todas estas realidades sabendo que Ele sabe tirar coisas boas mesmo de momentos tão dolorosos e de provas tão difíceis de suportar e de entender", acrescentou.

O Arcebispo de Medellín disse a seguir que "estes acontecimentos em parte são induzidos porque os camponeses que ali viviam tinham sido deslocados de suas terras por causa da violência e tinham que assentar-se no lugar que restava, um lugar geologicamente instável, um lugar onde não tiveram as ajudas para um desenvolvimento urbanístico adequado".

Dom Tobón explicou que a Igreja está acompanhando os afetados pela desgraça dando- lhes hospedagem na casa paroquial e mantimentos graças ao banco de mantimentos da arquidiocese.

Finalmente, o Arcebispo destacou como meio de prevenção a necessidade de um planejamento em nível municipal correspondente às necessidades das pessoas, às urgências das moradias de hoje para que não se apresentem estas situações tão dolorosas.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar