29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Consagrados devem ser "Evangelho vivo" que responda ao mundo, afirma Bento XVI

Em seu discurso aos participantes da Assembléia Geral da União dos Superiores Generais (USG) e da União Internacional das Superioras Gerais (UISG), o Papa Bento XVI assinalou hoje que os consagrados e consagradas devem ser "um Evangelho vivo" para responder assim aos desafios da sociedade e obter a contribuição que lhes é própria na Igreja.

"A renovação profunda da vida consagrada parte da centralidade da Palavra de Deus, e mais concretamente do Evangelho, regra suprema para todos vós", disse o Santo Padre esta manhã.

Seguidamente Bento XVI sublinhou que "o Evangelho vivido todos os dias é o elemento que dá encanto e beleza à vida consagrada e se apresenta ante o mundo como uma alternativa confiável. Disto tem necessidade a sociedade atual, isto espera a Igreja de vós: que sejais um Evangelho vivo".

Referindo-se a "outro aspecto fundamental da vida consagrada: a fraternidade", o Papa indicou que "a vida fraterna é um dos aspectos que mais procuram os jovens quando se aproximam de sua vida; é um elemento profético importante que oferecem em uma sociedade muito individualista".

Neste sentido assinalou que "é necessário um discernimento sério e constante para escutar o que o Espírito diz à comunidade, para reconhecer o que é do Senhor e o que é contrário ao. Sem discernimento, acompanhado pela oração e a reflexão, a vida consagrada corre o perigo de acomodar-se nos critérios deste mundo: o individualismo, o consumismo, o materialismo; critérios que debilitam a fraternidade e fazem que a própria vida consagrada perca seu encanto".

O Santo Padre destacou outro elemento: a missão. "Forma parte de sua identidade, os impulsiona a levar o Evangelho a todos, sem limites. A missão, apoiada por uma forte experiência de Deus, por uma formação sólida e pela vida fraterna em comunidade é uma chave para a compreensão e a revitalização da vida consagrada. Renovem sua presença nos areópagos atuais para anunciar, como fez São Paulo em Atenas, o Deus ‘desconhecido’".

Falando do problema da redução dos consagrados, especialmente na Europa, o Papa disse que "as dificuldades não devem nos fazer esquecer que a vida consagrada tem sua origem no Senhor, porque a quis para a construção e a santidade de sua Igreja, e portanto a Igreja nunca ficará privada dela".

Finalmente Bento XVI alentou a "caminhar na fé e na esperança" e pediu "um compromisso renovado na pastoral vocacional e na formação inicial e permanente".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar