27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Cardeal Newman difundiu primado da Verdade de Deus, recorda Bento XVI

Em uma mensagem enviada com motivo do simpósio que em Roma sobre o Beato Cardeal John Henry Newman, o Papa Bento XVI recordou que este homem entregue ao serviço da Igreja difundiu sempre o primado da Verdade, de Deus, esforçando-se por convencer com humildade alegria e paciência.

No texto enviado ao Pe. Hermann Geissler, Diretor do International Centre of Newman Friends, que organiza o chamado simpósio sobre o tema "O primado de Deus na vida e nos escritos do beato John Henry Newman", o Santo Padre recorda que o Cardeal Newman, depois de atravessar em sua juventude um período de dificuldade e dúvidas que concluiu com a graça da conversão e sendo ainda anglicano, guiava-se por dois critérios fundamentais que "manifestam plenamente o primado de Deus em sua vida".

"O primeiro: ‘a santidade antes que a paz’, documenta sua firme vontade de adesão ao Mestre interior com toda sua consciência, de abandonar-se com confiança ao Pai e de viver em fidelidade à verdade reconhecida. O segundo: ‘o crescimento é a única expressão de vida’, expressa totalmente sua disposição a uma conversão contínua, a uma transformação e um crescimento interior, sempre confiante em Deus".

"Assim –disse o Papa– descobriu sua vocação ao serviço da Palavra de Deus, e dirigindo-se aos Padres da Igreja para encontrar mais luz, propôs uma verdadeira reforma do anglicanismo, aderindo, por último à Igreja Católica".

Bento XVI ressaltou logo que "o primado de Deus se traduz para Newman no primado da verdade, uma verdade que deverá procurar acima de tudo dispondo-se interiormente à acolhida, em uma confrontação direta e sincera com todos e que encontra o ápice no encontro com Cristo, caminho, verdade e vida".

O Cardeal Newman, "apresentando e difundindo a Verdade, também prestou sempre atenção a encontrar a linguagem apropriada, a forma justa e o tom adequado. Tentou não ofender nunca e dar testemunho a gentil luz interior (kindly light), esforçando-se por convencer com a humildade, a alegria e a paciência".

"Ao beato John Henry Newman, mestre em nos ensinar que o primado de Deus é o primado da verdade e do amor, confio as reflexões e o trabalho do presente simpósio", concluiu.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar