30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Igreja em Barcelona se solidariza com imigrantes, mas não aceita abusos nos templos

Após o desalojamento na madrugada de domingo passado de um milhar de estrangeiros ilegais que se trancaram na Catedral de Barcelona, o Arcebispado catalão reiterou a solidariedade da Igreja com os imigrantes “sem papéis” mas rejeitou os abusos contra os templos.

Depois de classificar como “injusto” que certos grupos coloquem em dúvida a solidariedade da Igreja com os imigrantes, o porta-voz do Arcebispado de Barcelona assegurou que a Igreja é solidária "através do trabalho diário de nossas paróquias e do esforço econômico e social que dedica a Cáritas a potencilizar programas de inserção para estes grupos”.

O Arcebispado de Barcelona defendeu a necessidade de desalojar a Catedral, ao garantir que "a primeira coisa que deve ser respeitada é o caráter relgioso" dos templos, algo que "não se fez porque no sábado passado  interromperam a celebração da Missa".

Além disso, o porta-voz indicou que o  desalojamento foi permitido para proteger o patrimônio "histórico e monumental" da Catedral. "Tem obras de arte de grande importância como o coro, situaldo no centro do templo, que é feito de madeira e que apenas com uma faísca pode incendiar-se", disse o porta-voz.

"No caso de que o Arcebispado de Barcelona tivesse permitido que um milhar de pessoas passasse a noite no interio do templo e o coro fosse queimado, então o que diria a cidadania?",  perguntou-se o mesmo porta-voz.

Por sua vez, o Arcebispo de Barcelona, el Cardeal Ricard Maria Carles, assegurou no domingo ver  "manipulações interessadas" sobre os imigrantes que no sábado passado se trancaram na Catedral e na Igreja do Pi e considerou "inoportuno" ocupar os templos.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar