3 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Santa Sé defenderá vigorosamente gestão do banco vaticano, afirma Pe. Lombardi

Diante da confirmação por parte de um tribunal de Roma do seqüestro preventivo de 23 milhões de euros do Instituto de Obras para a Religião (IOR), o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, assinalou que o Vaticano defenderá vigorosamente a gestão desta instituição financeira.

Em declarações aos jornalistas depois do anúncio da confirmação da medida ordenada por um tribunal de Roma, o porta-voz vaticano disse que esta notícia "foi recebida com estupor. Acredita-se que se trata de um problema interpretativo e formal".

Por isso, disse, "os responsáveis pelo IOR consideram que poderão esclarecer todo este assunto o mais rápido possível ante as instâncias competentes".

No fim de setembro, o presidente do Instituto para as Obras de Religião (IOR), o economista Ettore Gotti Tedeschi, deplorou que se use "um engano de procedimento" nesta instituição para atacar a Santa Sé com uma investigação sobre lavagem de dinheiro contra ele e o diretor geral do banco Paolo Cipriani.

Em uma entrevista publicada pelo jornal financista Il Sole 24 ore, Gotti Tedeschi declarou que "está-se usando um engano de procedimento como uma desculpa para atacar o instituto (IOR), o seu presidente, e o Vaticano em geral".

O economista disse ademais que a transação que consistia em transferir em total 23 milhões de euros, expropriados por ordem da juíza Maria Teresa Covatta, "foi uma operação normal de tesouraria e implicava uma transferência desde contas do banco do Vaticano a outras contas do banco do Vaticano".

Tedeschi explicou também que nos últimos dez meses o banco "esteve adaptando todos seus trâmites internos para estar em harmonia com os padrões de transparência internacional".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar