28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bento XVI alenta promoção da identidade dos católicos orientais em comunhão com Roma

Ao receber esta manhã aos participantes do Congresso de Estudo pelo 20º aniversário da promulgação do Código de Direito Canônico Oriental, o Papa Bento XVI alentou as Igrejas Orientais Católicas a "conservar a própria identidade" em comunhão com Roma.

Depois de elogiar a decisão do recordado João Paulo II de dar às Igrejas Orientais católicas um "código completo, comum e adaptado aos tempos" distinto ao do rito latino para dar-lhes "um novo vigor apostólico", o Papa Bento XVI assinalou que este 20º aniversário é uma ocasião para "considerar em que medida o código entrou efetivamente na vida cotidiana das Igrejas orientais, estimulando os fiéis a viverem a fé segundo as riquezas do próprio rito".

"Como já foi dito muitas vezes, a já realizada plena união das Igreja Orientais Católicas com a Igreja de Roma não deve gerar para elas uma diminuição da consciência da própria identidade e originalidade. portanto, tarefa de todas as Igreja Orientais Católicas é a de conservar o comum patrimônio disciplinar e alimentar as próprias tradições, riqueza para toda a Igreja", continuou.

Depois de recordar a importante missão ecumênica, para a unidade de todos os cristãos, dos católicos orientais, o Santo Padre disse que no marco do "atual esforço da Igreja por uma nova evangelização, o direito canônico como ordenamento peculiar e indispensáveis da estrutura eclesiástica, não deixará de contribuir eficazmente na vida e a missão da Igreja no mundo, se todos os componentes do Povo de Deus sabem interpretá-lo sabiamente e aplicá-lo fielmente".

Finalmente Bento XVI respirou aos católicos orientais a seguir trabalhando pela Igreja no mundo, confiando-se ao "amparo da gloriosa e bendita Virgem Maria que com plena verdade é chamada Theothokos (Mãe de Deus) e que brilha como mãe excelsa da Igreja universal".
 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar