30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Testemunho pessoal de Cristo deve sustentar educação católica, diz Bento XVI

Em sua saudação aos quase 300 religiosos empenhados no mundo da educação católica no Reino Unido esta manhã (hora local), o Papa Bento XVI assinalou que o testemunho pessoal de Cristo deve estar na base da educação católica, que não é uma mera formação utilitária,mas uma preparação para a vida em plenitude.

Em suas palavras no St Mary’s University College de Twickenham no marco de um momento de oração, o Santo Padre indicou que "a tarefa de um professor não é simplesmente comunicar informação ou proporcionar capacitação em umas habilidades orientadas ao benefício econômico da sociedade; a educação não é nem jamais deve ser considerada como algo meramente utilitário. Trata-se da formação da pessoa humana, preparando-a para viver em plenitude".

"Em uma palavra, trata-se de repartir sabedoria. E a verdadeira sabedoria é inseparável do conhecimento do Criador, porque ‘em suas mãos estamos nós e nossas palavras e toda a prudência e destreza de nossas obras’".

Depois de recordar a importância desta tarefa que foi entendida pelos monges como os seguidores de Santo Agostinho e logo São Columbano, o Papa ressaltou que esta dedicação "monacal à aprendizagem como caminho de encontro com a Palavra de Deus encarnada assentou as bases de nossa cultura e civilização ocidentais".

Seguidamente o Papa disse que "como os papéis respectivos da Igreja e o Estado no âmbito da educação seguem evoluindo, nunca esqueçam que os religiosos têm uma contribuição única que oferecer a este apostolado, sobre tudo através de suas vidas consagradas a Deus e por meio de sua fidelidade: o testemunho de amor a Cristo, o Mestre por excelência".

"Em efeito, a presença dos religiosos nas escolas católicas é um sinal que recorda intensamente o tão discutido ethos católico que deve permear todos os aspectos da vida escolar. Isto vai além da evidente exigência de que o conteúdo do ensino concorde sempre com a doutrina da Igreja. Trata-se de que a vida de fé seja a força impulsora de toda atividade escolar, para que a missão da Igreja se desenvolva com eficácia, e os jovens possam descobrir a alegria de participar do ser para outros’, próprio de Cristo".

Finalmente Bento XVI se dirigiu aos "que têm a tarefa de garantir que nossas escolas ofereçam um entorno seguro para crianças e jovens. Nossa responsabilidade para aqueles que nos confiaram sua formação cristã não pode exigir menos. De fato, a vida de fé pode ser cultivada com eficácia quando prevalece um clima de confiança respeitosa e afetuosa. Rezo para que isso siga sendo um selo distintivo das escolas católicas neste país".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar