30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Mais de 110 mil divórcios registrados por ano na Espanha

O Instituto de Política Familiar (IPF) divulgou o relatório "O divórcio na UE27" no qual informa que a Espanha é o país onde mais rupturas familiares ocorrem no Velho Continente com mais de 110 mil por ano e com um crescimento de 205 por cento entre 1998 e 2008.

O presidente do IPF, Eduardo Hertfelder, assinala que "o fracasso do divórcio na Espanha assim como os efeitos coadores da atual lei do divórcio expresso estão sendo evidentes e constatáveis", convertendo a Espanha no país da União Européia "com maior crescimento quantitativo e percentual de toda a UE27 nos últimos 10 anos".

"Com efeito, a Espanha teve um crescimento de mais de 73.900 divórcios anuais nos últimos 10 anos- passando de 36.072 divórcios em 1998 a 110.036 divórcios em 2008- o que supôs um incremento de 205%, e convertendo-se, com diferença, no país da UE27 com maior crescimento quantitativo e qualitativo. Além disso, o incremento do número de divórcios na Espanha foi que tal magnitude que dito incremento representa o 69% do incremento total de divórcios da UE15 (que teve um total 107.128 divórcios) e o 58% do total de divórcios da UE27", explica a nota de imprensa do IPF.

As cifras, denuncia Hertfelder, "falam de milhares de tragédias pessoais, familiares e sociais ante as quais não é legítimo seguir passivos, caso uma provocação prioritária tanto para a sociedade em geral como para as Administrações. Cada família que se vê dirigida ao divórcio deve ser considerada um fracasso da Administração e da sociedade por não ter sabido ou querido ajudá-la".

"Por que o Estado não assume uma verdadeira política a favor da família em geral e apoiando as famílias em crise em particular? Entretanto não somente deixa de fazê-lo mas em alguns casos, como sucede na Espanha, implementa leis regressivas e injustas que estão provocando um autêntico coador e que faz que estes índices de ruptura familiar sigam em aumento convertendo-o no principal problema para as famílias européias e espanholas".

Ante a tragédia dos mais de 10,5 milhões de divórcios que na Europa afetaram nos últimos dez anos a mais de 14,5 milhões de filhos, Hertfelder assinala que é "necessário realizar uma aposta decidida pela família. É necessário realizar uma verdadeira política preventiva e que ajude as famílias em conflitividade e/ou em crise para que possam tentar superar estas dificuldades".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar