30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bento XVI nomeia Dom De Paolis como Delegado Pontifício para Legionários de Cristo

O Papa Bento XVI nomeou hoje –confirmando a informação que demos no último 21 de junho– o Arcebispo Velasio De Paolis, como Delegado Pontifício para a Congregação dos Legionários de Cristo.

O anúncio foi feito através dos meios informativos da Santa Sé onde se indica brevemente o nome do novo Delegado e a designação feita pelo Santo Padre, sem aprofundar em detalhes.

Segundo um comunicado publicado hoje pela Legião de Cristo, o Pe. Álvaro Corcuera, Diretor Geral da congregação, ao tomar conhecimento desta nomeação "manifestou, uma vez mais, a viva gratidão ao Santo Padre. Já durante a audiência privada do passado 17 de junho, o diretor geral dos legionários de Cristo assegurou ao Santo Padre que toda a congregação acolherá a seu futuro Delegado com plena disponibilidade".

Dom Velasio De Paolis, quem está por cumprir 75 anos em 19 de setembro, nasceu na província de Lazio, próximo a Roma e se converteu em membro da Congregação dos Missionários de São Carlos, também conhecida como "missionários escalabrinianos", que foi fundada pelo Bispo Giovanni Battista Scalabrini. Estes missionários se dedicam a cuidar de imigrantes e refugiados.

Dom De Paolis obteve um doutorado em direito canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, uma licenciatura na Pontifícia Universidade St. Thomas e a licenciatura em direito na Universidade La Sapienza em Roma.

Ele foi ordenado sacerdote em 18 de março de 1961 e ensinou direito canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, assim como em outras universidades pontifícias. Foi designado decano da faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Urbaniana em 1998.

Em dezembro de 2003 o Papa João Paulo II o designou Secretário da Assinatura Apostólica, o equivalente vaticano à Corte Suprema. Em abril de 2008 o Papa Bento XVI o nomeou Presidente da Prefeitura de Assuntos Econômicos da Santa Sé.

Dom De Paolis sempre manteve um perfil baixo na Cúria romana, entretanto, dentro do Vaticano não só é conhecido por ser um perito canonista mas como um perito na vida religiosa desde o ponto de vista canônico.

De fato, este ano Marcianum Press publicou o último livro do Dom De Paolis, um texto de 758 páginas intitulado "A vida consagrada na Igreja". Também é autor de outros livros de direito canônico, vida religiosa e financiamento da Igreja, entre os quais está "Não por dinheiro: O sustento econômico da Igreja". Na Itália este Arcebispo é conhecido por seus firmes mas contados pronunciamentos públicos.

Dom De Paolis explicou em 2008 que a Santa Sé negou o acesso às Igrejas católicas em Roma aos produtores do filme "Anjos e demônios" porque com ela "pôs-se os evangelhos de cabeça para baixo para envenenar a fé".

"Seria inaceitável transformar igrejas em sets de gravação para que estes romances blasfemos sejam convertidos em filmes em nome do negócio", disse o Prelado naquela ocasião e comentou ademais que a obra de Dan Brown "fere os sentimentos religiosos".

Ao início deste ano o Arcebispo criticou as autoridades de Turim que anunciaram um imposto especial para os visitantes que queriam ver o Santo Sudário. Sobre este fato, ele assinalou que "não se saúda os visitantes, peregrinos especiais, com um imposto para sustentar custos debatíveis. Dão-se as Boas-vindas, não só por sua presença que já traz benefícios à cidade, mas também especialmente porque chegam seguindo as mais profundas motivações da alma humana".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar