18 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

"Disputa" sobre celibato reside no conflito com a história e a teologia, diz vaticanista

O vaticanista Sandro Magister explicou em recente artigo que a "disputa sobre o celibato" que enfrentaram nos meios alguns conhecidos pastores, parte de idéias que estão em conflito com a história e a teologia assim como "uma má compreensão do conceito do celibato do clero".

No artigo titulado "Eunucos pelo Reino dos Céus. A disputa sobre o celibato", Magister considera que o Cardeal Christoph Schönborn, Arcebispo de Viena, "mostra-se mais atento às pressões da opinião pública que aos seus deveres como guia" com sua "idéia fixa de ‘repensar’ a disciplina do celibato do clero latino".

Magister recorda que "a ‘superação’ da disciplina do celibato é há tempos o contrabaixo contínuo da música dos inovadores" e sustenta que "desta música, o que se escuta e entende ordinariamente é um par de coisas".

"A primeira delas é que o celibato do clero é uma regra imposta em séculos recentes só ao clero. A segunda é que os sacerdotes católicos deveriam ter permissão para casar-se como na Igreja primitiva. Infelizmente, estas duas coisas entram em conflito com a história e com a teologia", explica Magister e oferece uma completa recontagem do sustento da disciplina do celibato.

O artigo na íntegra em italiano pode ser visto em: http://chiesa.espresso.repubblica.it/articolo/1343466
 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar