3 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bento XVI aos jovens: Deus tem um projeto de amor para vós

Em um encontro com 70 mil jovens de diversas partes da Itália ontem na Praça de São Pedro celebrando os 25 anos das Jornadas Mundiais da Juventude, o Papa Bento XVI ressaltou que Deus tem um projeto de amor para todos eles "na totalidade da história".

No encontro de oração, meditação e diálogo com o Santo Padre, algumas pessoas deram também testemunho de sua fé e houve, ademais, cantos e danças. A Praça permaneceu em silencio durante a entrada da Cruz das JMJ, levada em procissão, com tochas, e acompanhada da imagem da Virgem "Salus Populi Romani".

À sua chegada, Bento XVI deu as graças aos jovens pela sua presença, seu "maravilhoso testemunho de fé" e seu "entusiasmo por seguir a Jesus". Depois respondeu às perguntas de três participantes no encontro. "O que posso fazer com minha vida para que seja formosa e grande?", foi a primeira, à qual o Papa, citando a passagem do jovem rico, respondeu: "Em primeiro lugar, não desperdiçar a vida, vivê-la com profundidade, não viver para si mesmo".

"Deus quis minha vida desde a eternidade. Sou amado e necessário. Deus tem um projeto comigo na totalidade da história. Por isso, o ponto de partida é tratar de conhecer a Deus. Depois o essencial é o amor. Os dez mandamentos são apenas uma forma explícita do mandamento do amor. São, por dizê-lo assim, regras do amor com pontos essenciais: a família, como fundamento da sociedade, a vida que deverá ser respeitada como dom de Deus; a ordem da sexualidade, da relação entre homem e mulher; a ordem social e, finalmente, a verdade".

"A perfeição, quer dizer, ser bom, viver a fé e o amor, é substancialmente uma, mas de formas diversas. Encontrar a vocação e vivê-la em qualquer lugar é fundamental, tanto para um cientista como para um camponês".

"O que significa que Jesus nos olhe com amor? E se pode viver esta experiência hoje?", foi a segunda pergunta. "Acredito que sim, o Senhor está sempre presente e nos olha a todos com amor, mas temos que encontrar este olhar. O primeiro passo é conhecer Jesus tal e como aparece nos Evangelhos", mas além disso, "não só no âmbito acadêmico e teórico, mas com o coração, falar com ele na oração".

"É necessária a razão, mas também o coração. Os elementos chave são escutar, responder, entrar na comunidade de crentes, a comunhão com Cristo nos sacramentos, a eucaristia e a confissão, e realizar as palavras da fé para que sejam a força de minha vida".
"Como posso encontrar a força para tomar decisões valentes e quem pode me ajudar?". "Partimos de uma palavra difícil para nós: renúncias", disse Bento XVI. "Mas inclusive no âmbito profissional a realização não pode ser obtida sem a preparação adequada, que sempre requer disciplina. Também a arte de ser humano exige sacrifícios", que "estão indicados na palavra de Deus e ajudam a não cair no abismo das drogas, do álcool, da escravidão da sexualidade, do dinheiro, da preguiça".

"Renunciar à tentação do momento, prosseguir para o bem, cria a verdadeira liberdade e faz valiosa a vida. Acredito que teríamos que pensar que sem um ‘não’ a algumas coisas não há um ‘sim à vida verdadeira’", concluiu o Papa.
 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar