27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Provações podem ser motivo de purificação, diz Cardeal Bertone aos Bispos da Irlanda

Na Missa que presidiu esta manhã antes do encontro do Papa Bento XVI com os bispos da Irlanda para tratar o tema das más condutas sexuais de alguns membros do clero, o Secretário de estado vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, assinalou que as atuais provas que a Igreja neste país enfrenta, "podem ser motivo de purificação e santificação".

Na Eucaristia o Cardeal disse que "as tempestades produzem medo. Inclusive as que movem a barca da Igreja por culpa do pecado de seus membros. Mas delas pode vir a graça da conversão e uma fé maior".

Seguidamente indicou aos bispos que "vieram todos juntos, o Episcopado inteiro da Irlanda, para escutar o Sucessor de Pedro e apresentar" suas "iniciativas a respeito da dificilíssima crise atual na Igreja no país".

O Cardeal pediu logo "humildade e confiança" aos católicos da Irlanda e destacou que "a provação por uma parte humilha mas por outra produz a paciência e um aprofundamento da fé",

Na Igreja, disse logo o Secretário de estado, "as provas podem vir de fora ou de dentro. Ambas são dolorosas, mas as que provêm de dentro são mais duras e humilhantes" como "a grave prova que estão atravessando nestes momentos as comunidades irlandesas" que "vêem alguns homens de Igreja envolvidos em atos particularmente execráveis".

Estas provações, continuou, podem "converter-se em motivo de purificação e santificação se for acolhida com plena confiança a promessa que o Senhor também renova para nós hoje".

O Paráclito, disse o Cardeal, "veio nos defender do acusador, do maligno que Ele já venceu". Assim como a "luta contra o mal não terminou" e "seguirá até o final dos tempos", assim também "o Pai nos mandou, em nome de Jesus, o Espírito Santo" porque é "a obra da caridade de Deus, de sua infinita misericórdia, que pode encher o abismo mais profundo". 

Isto tem uma condição, explicou o Cardeal: "que o pecador reconheça a própria culpa na plena verdade. Caritas in veritate". Citando logo esta encíclica do Papa, o Cardeal Bertone acrescentou que "isto é o princípio fundamental da vida cristã".

A história ensina que "também o cristão está exposto à ação do maligno e pode cair no pecado". Especialmente quando isto insinua outra tentação: "a que tende a fazer perder a confiança em Deus, levando ao desalento e à desesperança".

Referindo-se logo à imagem da tempestade do Evangelho de Marcos que se retoma na Carta de São Tiago, o Secretário de estado disse que o Apóstolo fala "das ondas do mar turbulentas e agitadas pelo vento" para compará-las com "quem dúvida de sua fé".

Para o Cardeal "esta é a tempestade mais perigosa" porque "toca o coração dos fiéis, golpeando sua fé e ameaçando sua capacidade de confiar-se a Deus".

O L’Osservatore Romano informa que nesta Eucaristia e no encontro participam também os cardeais Giovanni Battista Re, Prefeito da Congregação para os Bispos; William Llevada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; Claudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero, Franc Rodé, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica; e Zenon Grocholewski, Prefeito da Congregação para a Educação Católica.

Também estão presentes os arcebispos Franceso Coccopalmerio, Presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos; Fernando Filoni, Substituto da Secretaria de Estado, Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados; e Giuseppe Leanza, Núncio Apostólico na Irlanda.

A delegação irlandesa está composta por 24 bispos, entre os quais se encontram o Cardeal Sean Brady, Arcebispo de Armagh, e o Arcebispo de Dublin, Dom Diarmuid Martin. 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar