2 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Mais de 700 sacerdotes peregrinam ao Santuário de Aparecida

Mais de 700 presbíteros participaram da Romaria dos Presbíteros, realizada hoje, sábado, 6, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A missa foi presidida pelo arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha. Outros 22 bispos também participaram da celebração, entre eles, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer. A peregrinação à Casa da Mãe Aparecida faz parte das atividades do 13º Encontro Nacional dos Presbíteros, realizado desde o dia 03 de fevereiro, em Itaici, município de Indaiatuba. A atividade é organizada pela Comissão Nacional de Presbíteros, e o lema do ENP este ano foi: "Eu me consagro por eles" (Jo 17,19a).

Em sua homilia, publicada na página da CNBB, dom Geraldo retomou a Carta aos Presbíteros, escrita pelos bispos brasileiros durante a 42ª Assembleia da CNBB. Nela, o arcebispo destacou a “caridade pastoral” como “eixo integrador” da vida dos padres e o testemunho de pobreza dos padres “incansáveis e sobrecarregados no exercício do ministério”.

O prelado lembrou, ainda, o espírito missionário que marca a vida dos padres do Brasil e confirmou a importância de suas organizações. “Suas organizações próprias, tais como a Pastoral Presbiteral, os Encontros Nacionais, as fraternidades presbiterais, as associações e comissões demonstram o desejo de uma vida profundamente marcada pela solidariedade entre vocês, que são mais autênticas quanto mais abertas e sensíveis à realidade de todos os irmãos presbíteros”, disse o Dom Geraldo, citando o documento da CNBB.

Recordando a figura maternal de Maria, mãe dos sacerdotes, Dom Geraldo destacou que “neste Santuário Nacional da Padroeira do Brasil, contemplamos a figura terna da Virgem Mãe Aparecida. Em Maria dá-se a máxima realização da existência cristã, como um viver trinitário. Ela é a discípula mais perfeita do Senhor e a grande missionária, continuadora da missão de seu Filho e formadora de missionários. Ela nos inspira e nos encoraja em nossa caminhada de discípulos e missionários de seu Filho Jesus”.

Finalmente, o Presidente da CNBB exortou os presbíteros a “viver nossa fé na centralidade do mistério pascal de Cristo, de maneira que toda a nossa vida seja cada vez mais eucarística. A Eucaristia, fonte inesgotável de nossa vocação, seja, ao mesmo tempo, fonte inextinguível da caridade pastoral e do impulso missionário. E assim, “quando aparecer o pastor supremo, possamos receber a coroa permanente da glória””, concluiu.

Após a missa, o cardeal Odilo Pedro Scherer fez uma conferência para os padres, no subsolo da Basílica de Aparecida. Ele retomou o Documento de Aparecida para apresentar o que desafia os padres hoje.
Para ler na íntegra a homilia de Dom Geraldo, clique aqui: http://www.cnbb.org.br/site/presbiteral/1508-romaria-leva-700-padres-ao-santuario-de-aparecida

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar