24 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Governo da Inglaterra dá marcha atrás na "lei de igualdade"

O governo da Inglaterra deu marcha atrás em uma cláusula da chamada "lei de igualdade" que o Papa Bento XVI qualificou como uma "injusta" aplicação que atenta contra a liberdade religiosa, há alguns dias em seu discurso aos bispos deste país europeu, que poderia ter obrigado os católicos a admitirem homossexuais como professores de suas escolas, entre outras medidas.

O Papa Bento XVI disse na segunda-feira passada que a Inglaterra é conhecida "pelo seu firme compromisso na igualdade e oportunidade de todos os membros da sociedade", entretanto, "o efeito de alguma das leis cujo fim era alcançar este objetivo foi impor limitações injustas à liberdade das comunidades religiosas para atuar segundo suas crenças".

Deste modo animava os bispos a "assegurarem, como pastores, que o ensinamento moral da Igreja se apresente sempre em sua integridade e se defenda com convicção. A fidelidade ao Evangelho não limita em modo algum a liberdade de outros; pelo contrário, serve a sua liberdade, oferecendo aos fiéis a verdade".

O Partido Trabalhista, que atualmente está no poder, decidiu não prosseguir com a mencionada cláusula e fontes da Downing Street (a Casa de Governo) indicaram sua disposição a "continuar em cordiais relações. "Fica claro que estas partes da Lei de Igualdade não podem seguir adiante. A intervenção do Papa foi sentida", indicaram ao Daily Telegraph.

A respeito, o Arcebispo de Canterbury e Presidente da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales, assinalou à BBC que o Santo Padre certamente "não se estava misturando na política partidária" mas sim estava assegurando-se de que se ouvisse "sua razoável voz" no debate público.

"Acredito que as palavras (do Papa) encontrarão um eco em muitos de nosso país que não consideram que talvez uma das conseqüências da recente legislação seja fazer que as crenças religiosas e a prática se limitem apenas à esfera do privado".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar