VATICANO, Jan 28, 2010 / 04:50 am
O Pontifício Conselho para a Pastoral dos Agentes Sanitários (da Saúde) anunciou a realização de uma série de atividades no marco de seu 25° aniversário e a 18° Jornada Mundial do Enfermo, que terão como ponto central uma Missa que será presidida pelo Papa Bento XVI no próximo 11 de fevereiro.
Uma primeira atividade que será realizada na Sala Paulo VI no Vaticano será uma exposição de 28 quadros de Francesco Guadagnuolo que se inaugurará no dia 9 de fevereiro. A nota do mencionado dicastério assinala que "o sujeito principal destas pinturas, realizadas com técnicas mistas é o venerável João Paulo II –quem há 25 anos instituiu este Pontifício Conselho– e sua relação com o sofrimento".
O secretário do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Agentes Sanitários, Dom José Redrado, explica que "a amostra de pintura é um corolário artístico-cultural às celebrações religiosas em programa pelo 25 aniversário do dicastério. Três jornadas que têm como motivo o título da mensagem do Papa Bento XVI para esta ocasião: ‘A Igreja ao serviço do amor pelos que sofrem".
Nesse mesmo espírito, prossegue, "organizou-se um concerto de música clássica que se realizará em 10 de fevereiro também na Sala Paulo VI" com a Claudia Koll como apresentadora e o dueto de pianistas compostos pelo alemão Rolf-Peter Wille e a taiwanesa Lina Yeh junto à Júnior Orchestra do Conservatório Santa Cecilia de Roma.
Nos dias 9 e 10 de fevereiro se realizará além no Sala Nova do Sínodo um simpósio internacional no qual se estudará duas cartas apostólicas: a Salvifici Doloris, de João Paulo II, e o Motu Proprio Dolentium Hominum, com o que o Papa Peregrino instituiu o Pontifício Conselho para os Agentes Sanitários.
Na manhã de 11 de fevereiro, 18° Jornada Mundial do Enfermo, espera-se a chegada ao Vaticano das relíquias da vidente da Virgem de Lourdes, Santa Bernadette Soubirous assim como a celebração da Missa Solene presidida pelo Papa Bento XVI em São Pedro, ao término da qual haverá uma procissão e o Santo Padre saudará os doentes e seus acompanhantes.
Além de diversas autoridades vaticanas entre as que se encontram o Presidente do mencionado dicastério, Dom Zygmunt Zimowski, e o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, também participarão destas celebrações Margaret Chan, Diretora Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministro italiano de Saúde, Ferruccio Fazio, o Prefeito de Roma, Gianni Alemanno, e Carl Anderson, Cavaleiro Supremo dos Cavaleiros do Colombo, a maior organização leiga católica do mundo.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar