1 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Feministas uruguaias exigem que Presidente eleito apóe aborto legal

Mais de 50 organizações feministas dirigiram uma carta pública ao Presidente eleito Tabaré Vázquez na qual exigem que este apóie a legalização do aborto no Uruguai.

As feministas reagiram assim às declarações de Vázquez que ao finalizar o ano reiterou sua oposição ao aborto legal.

Com o argumento de que o Estado deve manter sua “laicidade” e “a pluralidade da sociedade”, as feministas reclamam ao mandatário  reunir-se com os representantes da Igreja Católica para analisar a problemática do aborto.

“Uma vez mais, aspectos que afetam as condições de vida das famílias e do direito a decidir das mulheres voltam a ser  objeto de conversações a portas fechadas entre homens políticos e hierarquia da Igreja Católica”, escreveram.

Do mesmo modo, argüem que a maioria da população uruguaia quer o aborto legal e pressionam ao Vázquez para que atue “em conseqüência”.

Segundo as mesmas feministas, desde 1984 há um constante esforço dos abortistas para legalizar o aborto no Uruguai mas nunca tiveram êxito. A última iniciativa sobre este tema é o projeto de lei de Defesa da Saúde Reprodutiva, que chegou a ser aprovado na Câmara de Deputados em 10 de dezembro de 2002, “mas não chegou a converter-se em lei porque em 4 de maio de 2004, quando o Senado se pronunciou, faltaram 3 votos mais pela afirmativa”.

O polêmico projeto inclui em uma mesma norma a possibilidade de ampliar a educação sexual, os serviços de anticoncepção, maternidade e paternidade responsável; assim como a possibilidade de acessar ao aborto legal até as 12 semanas de gravidez; tudo como parte dos denominados “direitos sexuais e reprodutivos”.

“Estamos diante de um assunto da agenda política, que por ser um tema de direitos implica a todos e a todas”, a convocatória procura“desprezar o caminho de acordos e compromissos elaborados de costas à cidadania e a meditar sobre as conseqüências que têm estes procedimentos sobre a credibilidade política e a qualidade da democracia”, adicionaram as feministas.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar