19 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Santa Sé: o celibato sacerdotal não está em discussão com inclusão de Anglicanos

Em uma enérgica nota explicativa publicada este sábado, o Pe. Federico Lombardi S.J., Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, esclareceu que o tema do celibato na Igreja não está em discussão com a inclusão dos Anglicanos na Igreja Católica, e citou ao respeito uma importante clarificação do Cardeal William Joseph Llevada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Na nota publicada em inglês, o Pe. Lombardi se referiu às “numerosas especulações” que assinalam que o atraso na publicação da Constituição Apostólica que estabeleceria os ordinariatos apostólicos para os Anglicanos que entram em plena comunhão com a Igreja, se deveria a razões “mais que técnicas”… implicando que “existem um tema de fundo muito sério no atraso, em concreto, desacordos sobre se o celibato será ou não a norma para o futuro clero incluído pela previsão”.

Respondendo a estas especulações, que incluem insinuações no sentido que a aceitação dos Anglicanos implicaria abrir a discussão do tema do celibato no rito latino, o Pe. Lombardi ofereceu o comentário oficial do Cardeal Llevada, quem assinala que a Constituição Apostólica do Papa Bento XVI sobre o tema estará pronta “ao final da primeira semana de novembro” e seu atraso é “puramente técnico no sentido de assegurar coerência canônica na linguagem e as referências”.

O Prefeito revela ademais que o atual rascunho da Constituição, em seu artigo VI, inclui claramente dois pontos que estabelecem:

1- os Anglicanos casados que ocupam funções ministeriais e que, depois de observar-se que não existem impedimentos, aspiram a receber as sagradas ordens na Igreja, seguirão as normas estabelecidas pela Encíclica de Papa Paulo VI Sacerdotalis coelibatus, N. 42; enquanto que aqueles não casados manterão o celibato segundo as normas do atual Código de Direito Canônico.

2- O Ordinário (Bispo) que governe sobre o grupo de Anglicanos recebidos na Igreja, admitirá somente  varões celibatários à ordem do presbiterado. A aceitação de ministros casados ao sacerdócio se realizará, como já vem sendo feito, baseado em uma norma de “caso por caso”, segundo “critérios objetivos aprovados pela Santa Sede”.

Em relação aos futuros seminaristas que provenham do anglicanismo, o Cardeal Llevada explica finalmente que “foi considerado como puramente especulativo se é que seriam aceitos em alguns casos nos quais a dispensa do celibato pudesse ser solicitada”; e portanto, também neste aspecto, seguir-se-á com a tradição da Igreja de rito latino.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar