30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Dom Jayme Henrique Chemello inaugura 1ª Semana Missionária da Amazônia com Missa em Belém

Em nota divulgada pela CNBB e recolhida pela agência ecclesia informou-se que no último domingo, dia 25, em Belém do Pará, houve a celebração de abertura da 1ª Semana Missionária da Amazônia, organizada pela Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil . Em missa realizada na Igreja da Sé, no centro da cidade, o presidente da Comissão para a Amazônia e bispo emérito de Pelotas (RS), Dom Jayme Henrique Chemello e o arcebispo emérito de Belém, Dom Vicente Zico, celebraram a eucaristia para mil pessoas.

Em sua homilia, dom Jayme Chemello afirma que esta semana dedicada a Amazônia é um chamado da Igreja do Brasil a todos, dizendo: “A Amazônia é a terra da missão da Igreja do Brasil. O papa Paulo VI já nos dizia que é o próprio Cristo que aponta para a Amazônia”, acrescentou o prelado.

O bispo fez ainda um alerta para o grande crescimento populacional da região Norte e destacou que o papel da Igreja na preservação do bioma amazônico é marcado na comunhão dos povos e na participação deles na conscientização para a preservação do meio ambiente.

A assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, irmã Maria Irene, também participou da celebração. Em declarações recolhidas pela CNBB, a irmã indica que “precisamos muito da ajuda de nossos Regionais, pois a Amazônia é muito carente. Os povos ribeirinhos, quilombolas e seringueiros, são povos lutadores, mas em sua maioria, vivem em condições precárias. Por isso faço um apelo, pedindo que se possível, todas as dioceses do Brasil ajudem essa população carente”, afirmou.

Adiantando os trabalhos do próximo ano, a irmã Mª Irene declarou que a Comissão para a Amazônia já está trabalhando na segunda edição da Semana Missionária, explicando que “para o ano que vem, firmamos uma parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM), para desenvolvermos a Semana para a Amazônia sempre na última semana do Mês Missionário. Assim poderemos dinamizar nossos esforços, a fim de atingir mais pessoas com o propósito de ajudar essa região tão bela e tão carente de nosso país, que é a Amazônia”, explicou.

A CNBB indica que o encerramento da 1ª Semana Missionária na Amazônia será no próximo sábado, 31. O tema central das reflexões foi “Cristo aponta para a Amazônia”, expressão usada por Paulo VI, em uma carta enviada aos bispos da Amazônia, em 1972.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar