7 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Objetores ao EpC reiteram pedido ao ministro da educação para solucionar conflito

Em uma carta apresentada ontem ao Ministro da Educação da Espanha, Angel Gabilondo, os 52 mil objetores de consciência reunidos em 76 associações que se opõem à polêmica disciplina de Educação para a Cidadania (EpC), reiteram a esta autoridade a necessidade de solucionar o conflito atual mediante o diálogo.

O texto da carta assinala que "uma vez mais dirigimos ao senhor como representantes de milhares de famílias que tomaram a decisão, muito meditada, de exercer seu direito à objeção de consciência às disciplinas denominadas genericamente Educação para a Cidadania. Reiteramos-lhe nosso oferecimento para procurar uma solução a este conflito que já dura muito tempo e que tem judicializado o sistema educativo, tão necessitado de estabilidade".

Os impedimentos recordam ademais que na quarta-feira passada 23 de setembro se conheciam as primeiras sentenças do Tribunal Superior de Justiça de Castilla e León, que davam a razão plenamente aos pais objetores ao reconhecer, de forma contundente, entre outras coisas, que tais disciplinas (EpC) têm uma "intensa carga ética, moral e ideológica", assim como um "confessado propósito de reconstrução de valores".

"Estas recentes sentenças, as primeiras de quase trezentas que ficam pendentes em Castilla e León, devem confirmar que o Tribunal Supremo não resolveu, absolutamente, o conflito de Educação para a Cidadania", precisam logo.

A estas sentenças devem-se somar os 250 recursos apresentados esta mesma semana por pais objetores da Comunidade Valenciana, onde até agora o Tribunal Superior de Justiça não se pronunciou sobre o direito a objetar, explicam na carta ao Ministro.

Depois de recordar ao ministro que são 52 mil os objetores na Espanha, os pais recordam a Gabilondo que ele mesmo tinha oferecido o diálogo que até agora não se dá. "Ficamos à espera de sua resposta para encontrar, conjuntamente, uma solução a este conflito", conclui a carta.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar