30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Depois de despenalização, Arcebispo argentino reclama política integral na luta contra as drogas

Depois da resolução da Corte Suprema de Justiça da Nação que despenaliza a posse de drogas para consumo pessoal, o Arcebispo de Rosário, Dom José Luis Mollaghan, e a Comissão Arquidiocesana de Pastoral Social, solicitaram que se ponha em prática uma política integral de prevenção contra os vícios e a favor dos dependentes.

No texto, que reitera as Conclusões do Encontro sobre a prevenção da Droga que se realizou durante o ano 2008 conjuntamente com a Ação Católica de Rosário, o Prelado ecoa as palavras do Papa Bento XVI, quem adverte aos traficantes que "Deus lhes pedirá contas do que estão fazendo, a dignidade humana não pode ser pisoteada deste modo".

Do mesmo modo, convidou aos centros de recuperação que trabalham na arquidiocese, que ante esta situação não se desanimem e redobrem a pedagogia da prevenção e os esforços da recuperação.

"Sem uma política integral do Estado de prevenção de vícios, como será possível pedagogicamente orientar a nossos jovens para o abandono do vício e do consumo de drogas, se de uma vez ouvirem que é legal a posse e o consumo pessoal?", questionam e assinalam logo que "embora não se deve criminalizar o dependente porque seria um despropósito esta atitude frente ao doente, e 'não se deve adicionar uma aflição ao aflito'; em troca se devem oferecer todos os meios para liberar o deste mau, vencer a enfermidade e alcançar sua recuperação".

Deste modo alertam que "despenalizar a posse para consumo próprio nestas condições, pode interpretar-se, sem um adequado sistema de amparo e reinserção, deixar abandonado ao dependente, e não se encarregar do seu direito à saúde".

Seguidamente afirmam que "a pretendida liberdade que hoje se invoca, infelizmente empurra aos mais adiados a acreditar que tudo está permitido, inclusive as drogas mais lesivas, e que paradoxalmente não escolhem livremente, porque freqüentemente o fazem como movidos por uma reação desesperada e assediados pelas situações em que vivem, que tantas vezes não são atendidas".

Depois de reiterar o chamado a pôr em prática uma "política integral e subsidiária", o texto alenta "todos os esforços que se possam fazer desde o Estado, sabendo que a solução ao problema das drogas é uma tarefa de todos, cada um segundo sua responsabilidade; e por isso também a sociedade em seu conjunto deve envolver-se para conformar uma verdadeira rede social que dê respostas concretas a esta enfermidade de nosso tempo e preserve, sobre tudo aos jovens, da escravidão da droga".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar