28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Sacerdotes independentistas mexicanos não estavam excomungados, esclarece estudo

Um estudo coordenado pelo diretor do Arquivo Histórico da Arquidiocese do México, Pe. Gustavo Watson Marrón, certificou que os heróis da independência, sacerdotes Miguel Hidalgo e Costela e José María Morelos y Pavón, confessaram-se antes de morrer e portanto permaneceram no seio da Igreja.  

"Por isso, não há razão para levantar uma excomunhão. Não estavam excomungados", explicou em conferência de imprensa. O juízo se deu logo que a Comissão para os Festejos do Bicentenário da Independência e a Revolução Mexicanas da Câmara de Legisladores pedisse ao Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, que intercedesse ante a Santa Sé para que "levantasse" as excomunhões a ambos sacerdotes.

Segundo o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), o P. Watson certificou que Hidalgo e Morelos foram sepultados em cemitério – algo que não ocorria com quem morresse estando excomungado –, e inclusive posteriormente seus restos foram depositados na Catedral do México.

Os processos de excomunhão contra ambos foram processados pelo então Bispo eleito de Michoacán, Manuel Abad y Queipo, mas não pelo levantamento independentista, nem por suas idéias políticas ou sociais, mas "por ter atentado contra civis e contra religiosos e seus bens durante as campanhas militares". Entretanto, o Pe. Watson assinalou que os processos de excomunhão tiveram tinturas "irregulares" pela jurisdição canônica do então bispo.

Indicou-se que teólogos e juristas deverão definir se o então bispo eleito do Michoacán tinha foro para excomungar ao Pe. Hidalgo, já que embora tivesse sido nomeado pela Coroa espanhola – de acordo ao Régio Patronato –, não tinha sido ratificado por Roma.

Além disso, ao haver-se arrependido e confessado o Pe. Hidalgo, não haveria razão para manter a excomunhão sob a óptica do atual direito canônico. Entretanto, nesse então a Igreja no México se regia pelo Concílio de Trento e o Terceiro Concílio Provincial Mexicano do século XVI. Estes documentos teriam que ser revisados pelos juristas para determinar os critérios canônicos da época.

Finalmente, embora a história ofereça argumentos a favor de que a excomunhão foi declarada nula, o Arcebispado do México procurará evidências, como o fato de que depois de seu fuzilamento, Hidalgo foi enterrado em cemitério, algo que teria sido impossível tratando-se de um excomungado.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar