30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bispos da Costa Rica suspendem romaria à Basílica dos Anjos pela gripe

A Conferência Episcopal da Costa Rica (CECOR) chamou os fiéis a não realizarem a tradicional romaria Mariana à Basílica dos Anjos para evitar possíveis contágios de gripe AH1N1.

Este chamado se fez tomando em conta as últimas informações do Ministério de Saúde, que indicou que o número de pessoas falecidas pela gripe chegou a doze, e que as condições do clima e a fadiga dos romeiros poderiam facilitar o contágio entre milhares de pessoas que por estas datas vão à Basílica dos Anjos.

Por isso, os bispos pediram não realizar tal romaria e anunciaram que as dioceses suspenderão as convocatórias a peregrinar na novena tradicional preparatória.

O texto indicou que o Episcopado secundará "a recomendação do Ministério de Saúde de fechar a Basílica dos Anjos nos dias de maior afluência de fiéis, entre o 25 e 26 de julho assim como o 1 e 2 de agosto".

Além disso apoiará a decisão que o Bispo de Cartago, José Francisco Ulloa, "tome entorno ao tradicional passo da imagem da Virgem à Catedral de Santiago Apóstol prevista para o 3 de agosto".

O comunicado, assinado pelo Presidente da CECOR, Dom Hugo Barrantes, agradeceu aos que prepararam generosamente a festividade que foi cancelada, mas recordaram que acima de tudo "devemos pensar no grande mandamento do amor ao irmão, que se expressa no cuidado da saúde própria e alheia".

Entretanto, alentaram os fiéis a intensificarem suas orações "para que pela intercessão da Rainha dos Anjos, vejamo-nos livres desta pandemia mundial".

O texto indicou que ante a suspensão da romaria, convida "aos fiéis de todo o país a viver esta festa celebrando a novena à Santíssima Virgem Maria em seus lares e comunidades ou através dos meios de comunicação".

Decisão dolorosa

Sobre este tema, o ministro da Presidência, Rodrigo Árias, afirmou à imprensa que a suspensão desta devoção de 227 anos de duração foi "uma decisão muito difícil e dolorosa, porque a fé e a devoção dos costa-riquenhos pela Virgem dos Anjos é enorme".

Entretanto, acrescentou que "com todo respeito, queria pedir nestes momentos a máxima compreensão da cidadania, porque, igual que em todo mundo, na Costa Rica estamos enfrentando uma pandemia muito complexa".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar