28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Santa Sé decidirá futuro do Bispo uruguaio acusado de má conduta sexual

Depois da acusação realizada pelo clero diocesano sobre algumas condutas sexuais de seu pastor, Dom Francisco Barbosa dá Silveira, Bispo de Minas (Uruguai); a Santa Sede decidiria quais medidas tomar neste delicado caso.

Fontes da Conferência Episcopal Uruguaia confirmaram que efetivamente não corresponde a outros bispos do país ditar as medidas necessárias neste caso em que os sacerdotes da diocese denunciam que Dom Barboza teria tido relações homossexuais.

Estes fatos, precisa o jornal «El Pais», conheceram-se à raiz "de uma investigação judicial que o Prelado solicitou ao ser vítima de uma extorsão. Por estes fatos foram processados dois adultos com antecedentes penais". O juiz Daniel Erserguer lhes imputou o delito de extorsão aos dois homens e os enviou ao cárcere.

Do mesmo modo, fontes eclesiásticas assinalaram que "a Conferência (Episcopal), a Igreja, não vai dar nenhum tipo de explicação".

Estas mesmas fontes, precisa o jornal «El Observador», indicaram que "seria a primeira vez na história da Igreja uruguaia que um bispo deve renunciar por atos vinculados à sua vida privada".

Dom Francisco Barbosa é um dos mais controvertidos no Uruguai no fórum teológico –embora também seja uma figura popular– como o demonstra seu lema do escudo episcopal "Há que seguir andando assim mesmo", que é uma frase de uma canção e um refrão usado por partidários de uma coalizão de esquerda quase como um símbolo. Este grupo votou majoritariamente a favor do aborto.

Este Prelado nasceu em 16 de março de 1944. Foi ordenado sacerdote em 17 de junho de 1972 à idade de 28 anos. Em 6 de março de 2004 foi designado Bispo de Minas recebendo a ordenação episcopal em 8 de maio desse mesmo ano.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar