21 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Presidente do Episcopado peruano participa de diálogo em pró de povos amazônicos

Ao iniciar as reuniões do Grupo Nacional de Coordenação para o Desenvolvimento dos Povos Amazônicos, o Presidente da Conferência Episcopal Peruana (CEP), Dom Miguel Cabrejos Vidarte, ressaltou a importância do afastamento do toque de silêncio na região selvagem da Bagua; depois dos enfrentamentos ocorridos há alguns dias que cobraram a vida de 24 policiais e 10 indígenas.

O também Arcebispo de Trujillo participou desta reunião onde também destacou "a importância de conformar uma Comissão da Verdade, a pedido de muitos representantes dos povos amazônicos", para terminar de esclarecer os fatos ocorridos em Bagua recentemente, conforme indica a nota de imprensa da CEP.

Nesta reunião, os representantes dos povos amazônicos pediram o levantamento do Estado de Emergência e o toque de silêncio nas regiões afetadas. Do mesmo modo, pediram debater um Plano de Desenvolvimento da Amazônia. Por sua parte, as autoridades do governo anunciaram um Decreto que levanta o Estado de Emergência e o toque de silêncio.

Estado de emergência

O governo peruano teve que instaurar o toque de silêncio e o estado de emergência na localidade amazônica de Bagua depois dos violentos enfrentamentos entre policiais e nativos no dia 5 de junho nessa localidade, que terminaram com a morte de 10 indígenas e 24 policiais.

Dez destes últimos, segundo precisa a edição da revista Caretas de 11 de junho, foram "torturados e assassinados por centenas de indígenas que, incrivelmente, nos tiveram seqüestrados desde o 9 de abril", no que constitui "o pior massacre policial que se recorde no país".

As primeiras notícias dos enfrentamentos que deram a volta ao mundo davam conta de uma "matança de indígenas". A respeito disto, o Ministro das Relações Exteriores, José Antonio García Belaúnde, assinalou em dias passados na Radio Programas do Peru que "infelizmente houve um primeiro momento em que distintas organizações e com fins não muito santos" como ONGs de esquerda "pretenderam fazer o mundo acreditar que aqui estava ocorrendo um massacre" de indígenas.

O Chanceler disse também que em alguns meios de comunicação estrangeiros como o ‘New York Times’ e o ‘Washington Post’ dos Estados Unidos ou ‘El Pais’ da Espanha "a verdade foi abrindo passo".

À mesma emissora, o Presidente da Corte Suprema do Peru, Javier Vila Stein, assinalou recentemente que poderia solicitar a extradição do líder amazônico Alberto Pizango, quem se encontra asilado na Nicarágua e que foi "sindicalizado como autor intelectual dos fatos de violência em Bagua", por ter insistido em várias ocasiões a insurgência e ao uso da violência durante a greve amazônica.

Esta intenção também foi apoiada pelo Ministro García Belaúnde quem há alguns dias atrás assegurou aos meios que se solicitará à Nicarágua a extradição de Pizango para que compareça ante a justiça peruana.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar