29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Respeito, diálogo e amizade para iluminar o ciberespaço, propõe Arcebispo

O Arcebispo de Santa Fe de la Vera Cruz, Dom José María Arancedo, considerou necessário que o ciberespaço “seja iluminado por uma cultura que diga referência ao mundo da verdade, a beleza e o bem, como expressão da riqueza e dignidade profunda do homem”.

O Prelado recordou que o Papa Bento XVI adverte em sua mensagem para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais que “não se deve deixar enganar por quem só procura, através destas novas tecnologias, consumidores ‘em um mercado de possibilidades indiferenciadas, onde a eleição mesma se apresenta como o bem, a novidade se confunde com a beleza e a experiência subjetiva suplanta a verdade’”.

 “Desde esta perspectiva o uso das novas tecnologias de comunicação, que nos introduzem na chamada geração digital, comprometem-nos a promover uma ‘cultura de respeito, diálogo e amizade’. Como toda obra humana, o mundo da comunicação digital, pertence ao âmbito da ética que dá sentido e responsabilidade a seu exercício”, recordou em seu breve discurso radial.

Depois de exortar a quem se ocupa da produção e difusão dos novos meios a “comprometer-se a respeitar a dignidade e o valor da pessoa humana”, sublinhou que o Pontífice sustenta com “a força de uma denúncia” que “quem as usa deve evitar compartilhar palavras e imagens degradantes para o ser humano, e excluir portanto aquilo que alimenta o ódio e a intolerância, envilece a beleza e a intimidade da sexualidade humana, ou o que explora aos fracos e indefesos”.

“Aqui adquire um valor fundamental a formação ética de quem envia e a capacidade crítica de quem recebe estas mensagens e é capaz de discernir. A educação, como âmbito do desenvolvimento moral e espiritual do homem, é chave para confrontar este novo estágio da humanidade do qual somos protagonistas mas também responsáveis pelo seu futuro. Há um mundo que nasce de nossas mãos”, concluiu.
 

 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar