30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Arcebispado do México alenta compromisso na política para desterrar corrupção

Na nota editorial titulada "E a ética onde está?", o Arcebispado do México insistiu a que uma "cidadania mais comprometida, veraz e participativa" se envolva na política para desterrar a corrupção.

Na nota publicada pelo Sistema Informativo da Arquidiocese do México se descreve como em "uma verdadeira avalanche de notícias, durante os últimos dias têm sido testemunhas de publicações e entrevistas que falam do passado recente de alguns políticos mexicanos – desde presidentes e chefes de governo, até colaboradores e familiares– implicados em atos de corrupção política e econômica".

Depois de precisar logo que "não há nenhuma novidade no que se publica em livros ou no que se afirma em entrevistas aos meios eletrônicos, pois em realidade se trata de informação de todos conhecida", o texto indica que "o que deve nos preocupar é o nosso presente e o nosso futuro".

"Onde está a nova classe política, própria dos novos tempos democráticos?, onde está a participação cidadã para rejeitar nas urnas –de uma vez por todas– aos que tanto dano têm feito a esta sociedade com suas práticas de corrupção e fraude?, até quando seguirá a sociedade mexicana permitindo a hipocrisia e a demagogia dos que são exibidos, uma e outra vez, em suas intrigas e traições atrás do poder?", questiona o editorial.

Em meio desta cobertura de "alguns meios (que) destacam com jornalismo oportunista notícias desgastadas", o editorial do SIAME questiona: "em meio deste ruído e desta poeirada sobre assuntos tão antigos e tão novos, devemos nos perguntar como sociedade: em tudo isto, onde deixamos a ética?

Finalmente precisa que "um povo com princípios, valores e ideais não pode seguir construindo seu futuro sobre as mesmas areias movediças; necessitamos uma maior exigência e compromisso, e não só lamentações por um passado escuro. Nestes tempos de democracia necessitamos de uma cidadania mais comprometida, veraz e participativa".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar