28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Inédita "Regra para os esposos" de João Paulo II publicada por jornal italiano

Uma inédita “Regra para os esposos” escrita pelo Cardeal Karol Wojtyla em 1968 para ajudar aos esposos a implementar a aplicação da Encíclica Humanae Vitae publicada esse mesmo ano pelo Papa Paulo VI foi publicada em sua integridade esta quinta-feira pelo jornal italiano “IL Messaggero”.
A “Regra para os esposos” foi descoberta recentemente por um aluno do Instituto João Paulo II para a Vida e a Família da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, e será apresentada oficialmente em italiano em 24 de abril, mas uma versão íntegra foi publicada na quinta-feira pelo jornal romano.
“Na convicção do futuro Papa polonês… existe uma preocupação profética da crise de valores que atravessa o destino da sociedade ocidental e de seus modelos”, escreve a coluna editorial que acompanha à publicação.
Na introdução da “Regra”, o futuro Papa João Paulo II escrevia que esta “surge de uma série de experiências pastorais com alguns casais de esposos e, ao mesmo tempo, sobre a base da experiência matrimonial dos próprios esposos”.
No documento, o Cardeal Wojtyla elogia a encíclica Humanae vitae como um documento “que volta a propor aos esposos e a seus pastores as exigências evangélicas de um matrimônio autenticamente cristão”; e sugere que o grupo de esposos que adote sua “regra” tome o nome de Humanae vitae”.
A Regra, além disso, escreve o futuro Pontífice, “dirige-se aos casais matrimoniais em sua integridade e não aos cônjuges de maneira individual. É importante, de fato, que esta seja adotada e praticada pelos casais de esposos e não dos maridos ou das esposas, sem o compromisso de seus respectivos cônjuges”.
O então Cardeal de Cracóvia (Polônia), explica que o fim dos grupos “Humanae vitae” “é o compromisso contínuo para uma aproximação espiritual, a fim de que o ensinamento integral de Cristo Senhor sobre o matrimônio e a família, anunciado pela Igreja, possa cumprir-se em seu matrimônio com plena compreensão e com pleno amor”.
“Trata-se, portanto, de formar uma adequada espiritualidade, quer dizer, uma vida interior, que permita configurar a vida conjugal e familiar de modo cristão. Tal espiritualidade não pode existir em uma forma definitiva sobre o modelo das congregações religiosas, senão que deve ser constantemente refeita”, diz finalmente a introdução.
Ainda não se fez nenhum anuncio sobre a possível publicação da “Regra” em espanhol, e a versão completa em italiano não está disponível em Internet.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar