4 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bispos dos EUA advertem que terapias Reiki não têm lugar em instituições católicas

Os bispos americanos publicaram umas diretrizes nas que consideram que as chamadas terapias Reiki, “medicina alternativa” originária do Japão, não são científicas e resultam inapropriadas para as instituições católicas.

A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB por suas siglas em inglês) publicou o documento "Critérios para Avaliar o Reiki como uma Terapia Alternativa” desenvolvido por seu comitê de doutrina.

O texto descreve o Reiki como uma técnica de sanação “inventada no Japão a finais do século 19 por Mikao Usui, quem estudava textos budistas”.

O documento precisa o "Reiki carece de credibilidade científica” e “ainda não foi aceito pelas comunidades científica e médica como uma terapia efetiva”.
“Faltam estudos científicos sobre a eficácia do Reiki, assim como uma explicação científica plausível de como poderia ser eficaz”, sustenta o documento.

Do mesmo modo, precisa que o "Reiki é descrito freqüentemente como um tipo de cura ‘espiritual’ oposto aos procedimentos médicos comuns para curar usando meios físicos”.

O texto também destaca a diferença radical entre a terapia Reiki e a cura através do poder divino em que acreditam os cristãos. “Para os cristãos o acesso a cura divina é através da oração a Cristo como Senhor e Salvador, enquanto que a essência do Reiki não é uma oração senão uma técnica que passa do ‘mestre Reiki’ ao discípulo”.

Em conclusão, sustenta o documento, a terapia Reiki "não encontra suporte nem nos achados da ciência natural nem na crença cristã” e por isso “para um católico, acreditar na terapia Reiki apresenta problemas insolúveis”.

Além de explicar que “não é prudente empregar uma técnica que não tem suporte científico”, o documento sustenta que o Reiki implica “importantes perigos” para a saúde espiritual.

"Para utilizar o Reiki se teria que aceitar, ao menos de maneira implícita elementos centrais da visão do mundo que subjazem na teoria Reiki, elementos que não pertencem nem à fé cristã nem às ciências naturais. Sem justificação da fé cristã ou das ciências naturais, um católico que põe sua confiança no Reiki cairia no âmbito da superstição, a terra de ninguém que não é fé nem ciência", precisa o documento.

Os bispos adicionam que “superstição corrompe a adoração de Deus ao conduzir o sentimento religioso e a prática para uma falsa direção" e "embora às vezes a gente cai na superstição por ignorância, é responsabilidade de todos os que ensinam em nome da Igreja de eliminar essa ignorância tanto como seja possível".

"Dado que a terapia Reiki não é compatível com o ensinamento cristão nem a evidência científica, não seria apropriado para as instituições católicas, como centros de saúde e casas de retiro, ou para as pessoas que representam à Igreja, como os capelães, promover ou apoiar a terapia Reiki”, assinalam.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar