27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Maioria de espanhóis se consideram “católicos só de nome”

Uma pesquisa revelou que uma grande maioria dos espanhóis se declaram crentes –maioritariamente católicos- mas admite que a fé não influencia no exercício de sua sexualidade ou suas opções políticas.

O estudo, realizado pela fundação alemã Bertelsmann entre 21 mil pessoas de 21 países, sustenta que "quatro de cada cinco espanhóis (79%) são religiosos, e o 27% das pessoas se consideram inclusive muito religiosas".

Segundo a sondagem, uma de cada três mulheres e um de cada cinco homens espanhóis se declara “muito religioso”. Entretanto, “64 por cento dos espanhóis afirmam que a religião tem muito pouco ou nada de influencia” em sua sexualidade e 67 por cento declara que a religião não exerce nenhuma influência” em suas opiniões políticas.

A religião sim aparece como um fator muito importante na vida privada, nascimentos, matrimônios, falecimentos e na educação de seus filhos.

Pesquisa-a foi apresentada em Madri coincidindo com o terceiro Congresso Diálogo e Ação que se reune sob o título “Valores na Espanha e Europa: suas raízes e relevância no século XXI”.

Para 34 por cento dos pesquisados, ir à igreja regularmente é algo natural. Entre as pessoas acima de 60 anos, um de cada dois é muito religioso, mas somente 11 por cento dos menores de 30 anos se reconhece da mesma maneira.

Entre os países europeus, Espanha figura a metade de tabela. A religião é menos importante que em países católicos europeus como a Polônia ou Itália, mas maior que na França, Rússia, Reino Unido ou Alemanha.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar