27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Violência na Guatemala não dá para mais, denunciam bispos

Em uma reportagem realizada pelo Diário Imprensa Livre, os bispos da Guatemala denunciaram a grave onda de violência que açoita ao país; que poderia inclusive levar a nação a um estado de desgovernabilidade. Deste modo pediram ao governo que intervenha perante esta situação.

Os bispos da Guatemala se uniram à denúncia realizada a semana passada por Dom Víctor Hugo Palma Paúl, Bispo de Escuintla, assinalando, entre outras coisas, o incremento da impunidade e a desconfiança da população no sistema de justiça nacional.

“Estamos vivendo algo que antes não imaginávamos, em meio de gente armada, carros grandes que vão e vêm, e tantos crimes ao nosso redor, sem autoridade que os controle; parece filme, mas é real”, assinalou Dom Gabriel Peñate Rodríguez, Vigário Apostólico do Izabal.

Por sua parte, Dom Gustavo Rodolfo Mendoza Hernández, Bispo Auxiliar da Guatemala, lamentou além que o trabalho da Igreja se vê obstaculizada e  precisou que “a insegurança entorpece nosso trabalho, pois as reuniões pastorais são à noite, e a angústia de andar na rua a essas horas faz que vários jovens e adultos se ausentem”.

Os bispos também denunciaram como os narcotraficantes aproveitam a falta de oportunidades para os jovens e os introduzem no negócio fazendo-os vendedores ou sicários. “Um sacerdote de São Marcos foi ameaçado por ter tentado tirar os jovens que se emprestavam para distribuir a droga”, assinalou Dom Pablo Vizcaino Prado, Bispo de Suchitepéquez-Retalhuleu; enquanto que Dom Oscar Julio Vian Morais, Bispo de Los Altos, manifestou que no Quetzaltenango o passo de droga aumentou e precisou que ante esta situação “os pais de família já não querem enviar a seus filhos a estudar”.

Por outro lado, Dom Vizcaino assinalou além disso a insuficiência do corpo policial para deter as gangues na localidade de São Felipe. “Pelas tardes, a gente se encerra em seus lares, e quase ninguém visita esse lugar durante a noite, por temor à delinqüência dos mareros (pandilheiros)”. Ao comentar o delicado tema dos seqüestros e extorsões, com freqüência a pessoas de escassos recursos, Dom Vian Morales precisou que estas “parecem vir das cárceres".

Depois de assinalar que a perda de valores morais e o distanciamento da fé religiosa são algumas das razões e obstáculos para encontrar soluções a estes problemas sociais; Dom Palma denunciou que de parte dos delinqüentes “não há sensibilidade, isto delata a falta de interesse pela vida humana”. “A onda de violência é terrível. Agora aparecem cadáveres mutilados ou com sinais de tortura, os crimes acontecem diante dos olhos de qualquer pessoa”, disse a seu turno Dom Rodolfo Mendoza.

Os bispos também expressaram sua preocupação pelo aumento das deportações de guatemaltecos nos Estados Unidos, que já superam as 23 mil, e que ao voltar tem problemas para conseguir trabalho ou não o conseguem; e já não podem enviar as remessas que serviam para sustentar a suas famílias. Para o 2009, precisa a Organização Mundial das Migrações, deportado-los chegariam a mais de 75 mil.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar