30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Arcebispo argentino exorta a participar generosamente em coleta nacional

O Arcebispo da Santa Fé da Veracruz, Dom José Maria Arancedo, convidou a participar com generosidade na 39º edição da Coleta Nacional Mais por Menos, que se levará a cabo o próximo fim de semana em todo o país com o lema "Sua ajuda me dá esperança".

"Esta coleta, já assumida pela sociedade, fala-nos de um espírito de comunhão solidária a nível de país. Espírito de comunhão e compromisso solidário, são dois aspectos que se nutrem de uma mesma certeza: todo homem é meu irmão. Não posso me pensar moralmente isolado de outros. Aquele ‘pense em você mesmo’ tão próprio de uma cultura individualista, quebra os laços de pertença e solidariedade. Por isso este chamado, que tem uma finalidade de ajuda bem concreta, procura também recrear os princípios de uma cultura solidária", disse.

O Prelado assinalou logo que "o lema é um chamado a sustentar a esperança de nossos irmãos mais necessitados, que desgraçadamente são muitos, talvez mais dos que pensamos" e destacou a gratidão que "um escuta nos testemunhos da gente e das comunidades que recebem esta ajuda".

Depois de explicar que a pobreza chegou a quase 30 por cento no país e a indigência a 12 por cento, o Arcebispo comentou que "é duro ler estes números, que se agravam quando se fala do ‘déficit escolar e desigualdade nas condições de ensino e aprendizagem’", e advertiu que "as franjas mais pobres se encontram em uma situação de atraso cada vez major em relação aos lares médios e altos. Se esta tendência não resolver, o futuro social de nosso país está comprometido".

Dom Arancedo indicou que quando a Igreja "fala da realidade da pobreza não o faz em chave de estratégia política ou opositora, mas sim como um dever de fidelidade à mensagem de Que teve uma opção preferencial pelos mais necessitados".

"Esta Coleta quer motivar a solidariedade de todo o povo argentino para acompanhar a nossos irmãos que hoje nos dizem: Sua ajuda me dá esperança", finalizou.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar