3 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Encontram cruz de prata de três séculos de antigüidade em Basílica colombiana

Um grupo de ourives descobriu uma cruz de prata de uns três séculos de antigüidade, enquanto restauravam os raios que leva a venerada imagem do Senhor dos Milagres na Basílica de Buga, perto de Cali.

Conforme informa o jornal El Tiempo, tanto os ourives como os sacerdotes redentoristas, encarregados da administração do templo, reconheceram que o que parecia lata na parte posterior do Cristo Milagroso era prata esculpida elaborada no ano 1748.

O Pe. Noel Antonio Londoño, reitor da Basílica, assinou uma ata em que assinalou que "pôde-se observar que a madeira da cruz posterior era muito mais antiga e que tinha umas folhas metálicas superpostas. Embora estavam escuras e feias, os joalheiros puderam determinar que eram de prata esculpida com instrumentos artesanais de faz mais de dois séculos".

O vice-reitor da Basílica, José Over Gallego, junto com o Padre Londoño disseram que, a partir dos estudos, "deduz-se que os enfeites de prata não foram reconhecidos durante os últimos 150 anos, porque não se lhes menciona na crônica detalhada dos Redentoristas chegados em 1884 quem confirmou que a Cruz do Santo Cristo foi restaurada em 1748".

Por sua parte, o Bispo da Diocese de Buga, Dom Hernán Giraldo Jaramillo, e o Superior dos Missionários Redentoristas na Colômbia, Pe. Rafael Prada Ramírez, decidiram limpar e restaurar os enfeites, para colocá-los sobre a cruz antiga.

Finalmente, o reitor da Basílica assinalou que o achado "indica-nos que estamos celebrando os 260 anos dessa restauração, já que, por essa data vieram até Buga ourives que lhe puseram enfeites de prata ao sagrario da Igreja maior, a Catedral de São Pedro".

A Basílica

A Basílica de Buga fica no Vale do Cauca, ao noroeste da Colômbia. Desde 1875 está sob a administração dos Padres Redentoristas. Em 1907 se inaugurou o templo transladando a imagem do Senhor dos Milagres de sua antiga ermida ao novo santuário que demorou 15 anos em ser construido. Desde 1937, sob o Pontificado de Pio XI, tem o título de Basílica devido aos numerosos milagres e ao volume de peregrinos que a visitavam (mais de 800 mil anuais).

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar