28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bispos da Venezuela pedem resgatar verdadeiro espírito de documento Medellín

Em uma mensagem titulada “Os quarenta anos da II Conferência Geral do Episcopado Latino-americano de Medellín”, a Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) fez um chamado a recuperar o verdadeiro espírito do Documento de Medellín, cujas propostas pastorais continuam vigentes na atual realidade do continente.
Os bispos da Venezuela lembram que de 26 de agosto até 7 de setembro de 1968 aconteceu na cidade de Medellín (Colômbia) a II Conferência Geral do Episcopado Latino-americano; e assinalam que “é preciso lembrar que o Concílio foi o princípio inspirador e iluminador desta Conferência, com miras sobre tudo à sua aplicação em nosso continente; o enunciado do tema, acolhido depois como título dos documentos resultantes, o expressa claramente: A Igreja na atual transformação da América Latina à luz do Concílio Vaticano II”.
“A miséria e a marginalização de grandes massas se consideravam fruto das injustiças e desigualdades, e produzia sérios interrogantes à ação pastoral da Igreja e demandava respostas decisivas. Muitos dos governos do continente eram ditaduras ou sistemas autoritários, e estendia o militarismo, ao mesmo tempo que várias nações sofriam o impacto e o desgaste de guerrilhas de corte ideológico marxista, alentados pela experiência da revolução cubana", lembra a mensagem da CEV.
Segundo os bispos venezuelanos, “as idéias fundamentais que durante a preparação, discussão e nas conclusões aparecem como características de Medellín, são as seguintes”:
? A vocação do homem a seu desenvolvimento integral: “Cada homem é portador de uma 'semente divina' que foi plantada nele do começo. Deve desenvolvê-la até a plenitude final no encontro definitivo com o Senhor da glória”.
? A idéia de uma salvação integral que abrange a totalidade do homem e do mundo: Esta salvação exige a liberação total do homem da servidão do pecado e suas conseqüências (ignorância, opressão, miséria, fome e morte) e a incorporação da vida nova pela graça, princípio e germe de eternidade.
? A Igreja se manifesta como sacramento de unidade e ao serviço do povo de Deus: “Ela expressa e realiza no tempo a comunhão do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Leva aos homens à união íntima com Deus pela Palavra e o Sacramento”.
Os Bispos venezuelanos destacam que Medellín “deu impulso ao conceito e a vivência da colegialidade episcopal na América Latina, começada treze anos antes no Rio de Janeiro”; chamou a atenção “sobre a pobreza injusta como um dos fatos mais salientantes da realidade latino-americana”; e deu início “a um processo renovador que produziu grandes tensões ao interior da Igreja na América Latina, não isento de interpretações ideológicas e radicais, de retrocessos e retiradas, e também de necessárias clarificações por parte do magistério, mas, ao mesmo tempo, com frutos muitos positivos no campo da ação social e do compromisso dos cristãos com a transformação e a construção de uma sociedade mais justa e solidária”.
Os Bispos constatam além que na Venezuela, a acolhida da II Conferência Geral do Episcopado Latino-americano foi desigual. “Em alguns setores se fez uma interpretação radical dos documentos. Houve tensões. Isto impediu em parte perceber o esforço daqueles que, da fé, tentavam levar a prática as conclusões dos bispos latino-americanos. Entretanto, em algumas áreas pastorais se realizou, com relativo sucesso, um grande esforço de renovação, especialmente na catequese, a educação, a pastoral social e a pastoral juvenil”.
E concluem propondo que para celebrar este aniversário “as diversas instâncias eclesiásticas (levem a cabo) atividades que permitam conhecer e estudar os documentos de Medellín”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar