4 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bispo pede respeitar institucionalidade do Chile após sentença contra PDS

O Presidente da Conferência Episcopal Chilena (CECH), Dom Alejandro Goic, expressou que "não posso eu estar só de acordo quando a sentença é em um determinado julgamento. Tenho direito a me expressar, mas tenho que respeitar a institucionalidade do país", depois da decisão do Tribunal Constitucional de proibir a distribuição da pílula do dia seguinte (PDS).

Sem entrar em comentar em detalhe a resolução, o Bispo de Rancagua questionou as críticas ao trabalho do TC, e defendeu o atuar deste tribunal em tanto é uma instituição da República; durante a inauguração do ano acadêmico na Universidade Alberto Hurtado, onde ditou uma classe magistral sobre a justiça social e o salário ético.

O Prelado precisou que a CECH dará sua opinião sobre a pílula do dia seguinte uma vez que o Tribunal Constitucional dê a conhecer os detalhes da votação e o íntegra do mesmo que deve emitir-se em 22 de abril. "Esperemos as sentenças, estudemo-las em seu mérito e aí veremos o que se pode fazer", assinalou.

Deste modo relacionou esta sentença com o da acusação constitucional contra a Ministra de Educação, Yasna Provoste. "Parece-me incrível o debate artificial que se armou sobre algo que está dentro da legitimidade, dentro de um país, ir aos tribunais ou ir aos poderes institucionais, respeitemos profundamente a institucionalidade que tanto nos custou recuperar", sublinhou o Bispo.

O Prelado chileno disse logo que os políticos "têm que ser inteligentes", já que, "os países, sem uma classe política, vão ao descalabro, mas cuidado, cuidemos as instituições".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar