29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Trabalho dever ser iluminado pela moral, destaca Cardeal italiano

O Cardeal Angelo Bagnasco, Arcebispo de Génova e Presidente da Conferência Episcopal Italiana, precisou que o trabalho deve levar consigo "um resultado ideal e moral" sem o qual se converte em "presa da lógica do mercado" que não considera a centralidade da pessoa que trabalha.

Assim o expressou o Cardeal na homilia pronunciada ontem à tarde na Missa da Festa de São José, celebrada na Catedral de São Lourenço.

"Se o trabalho não levar junto ao resultado econômico para os sujeitos e para a fazenda; também um resultado ideal e moral; este perde uma grande parte de sua eficácia para todos", porque se "converte apenas em presa da lógica do mercado, lógica que não considera a centralidade da pessoa que trabalha e que vive em uma série de relações humanas", disse o Cardeal.

"A Igreja se interessa no mundo do trabalho porque não pode não interessar-lhe tudo quanto respeita ao bem do homem, sua vida". De fato "a fé na vida eterna não obscurece o presente nem diminui as responsabilidades terrenas: ao contrário, oferece perspectivas e motivos ulteriores para construir um mundo mais justo", prosseguiu o Arcebispo.

Para o Cardeal Bagnasco, o trabalho "não é somente um meio de sustento", mas também um modo "para colaborar com os outros a construir uma sociedade melhor, não só pelos evidentes resultados econômicos para todos, mas também e em primeiro lugar para o mundo dos valores espirituais e morais que cada trabalho exige".

Finalmente comentou que o trabalho "deve ser fruto de uma visão ideal da vida, a família, a sociedade, um modo de conceber o bem-estar e a economia".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar