28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Cardeal Terrazas aceita ser facilitador entre Governo e oposição da Bolívia

O Arcebispo de Santa Cruz da Serra (Bolívia), Cardeal Julio Terrazas Sandoval, aceitou ser o "facilitador do diálogo entre o Governo e as autoridades de oposição departamentais e representantes cívicos regionais", depois de um encontro com o Presidente boliviano Evo Morales.

Diante da crise política que se vive no país, o Cardeal assinalou que "espera que esta Semana Santa não só seja uma pequena pausa ao conflito, mas um impulso de revitalização da fé" e pediu "uma trégua de paz no país para a instalação de um diálogo nacional entre o governo e os opositores" para que se dê uma autêntica mudança na Bolívia.

"O Santo Padre pede a todos que saibamos ser conscientes do momento atual em que vivemos; queremos uma mudança, mas a mudança ao estilo deJesus" para o que "necessitamos que se abram as tumbas do egoísmo, as tumbas da confrontação, que se terminem os cadáveres do insulto, do mal, do dano, que se pretende fazer aosutros", asseverou o Cardeal Terrazas na sua homilia pelo Domingo de Ramos.

Por sua vez, uma hora depois da Eucaristia, o Secretário Geral da Conferência Episcopal da Bolívia, Dom Jesus Juárez Párraga, indicou que a Igreja está preparando o campo para que o diálogo seja possível e possa alcançar os objetivos traçados; para isso é "preciso um tempo de preparação para ir pensado na agenda e nos atores".

"Nestes momentos vamos com muita cautela porque sabemos que este diálogo não pode fracassar e por isso temos feito um forte chamado a criar um clima de abertura, renunciando a todas estas atitudes egoístas, visões parciais e deixando de lado os insultos e as desqualificações", afirmou o Prelado.

Frente à crise política a Igreja na Bolívia propôs "purificar o coração para que o diálogo seja sincero e se chegue a um bom término", e se compromete a facilitar a criação de pontes e "condições para que entre irmãos nos estreitemos a mão, despojemos nosso coração de tudo aquilo que nos possa afastar ou separar, para que pensemos no bem do país antes que em nós mesmos ou em nosso partido".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar